Faixas exclusivas para motocicletas é tema de podcast

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/09/2025 17h30, última modificação 10/09/2025 16h07
A série “Você quer que vire lei?”,do CMC Podcasts, recebeu Olimpio Araujo Jr (PL) e o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti.
Faixas exclusivas para motocicletas é tema de podcast

Olimpio Araujo Junior e Bruno Pessuti debateram a implantação das faixas azuis em Curitiba. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

Por causa do aumento no número de motociclistas e dos desafios da mobilidade urbana na capital, o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou um projeto de lei que propõe a criação de faixas exclusivas para motos em Curitiba. A iniciativa foi o tema do episódio 7 da série “Você quer que vire lei?”, do CMC Podcasts, publicado nesta terça-feira (9). O bate-papo contou com a participação do superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), e ex-vereador da capital, Bruno Pessuti

Durante a entrevista, o parlamentar explicou que a proposta foi inspirada em experiências de outras cidades brasileiras e internacionais (005.00312.2025). A ideia seria criar corredores específicos para motos - chamadas de faixas azuis - para a circulação de motocicletas, motonetas e similares, nas principais vias da cidade. O intuito da iniciativa é o de organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas

O CMC Podcasts também está no Spotify.

O convidado Bruno Pessuti destacou aspectos técnicos da medida, avaliando a viabilidade de implantação e os impactos na segurança viária. O superintendente também falou sobre o papel da educação para o trânsito e da necessidade de integração com políticas públicas voltadas a pedestres, ciclistas e motoristas. A conversa foi mediada pelo jornalista Marcio Silva, da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Faixas azuis: projeto de lei foi arquivado pela CCJ

Na data da gravação do episódio, o projeto de lei aguardava um parecer final da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, após ter sido enviado para uma consulta ao Poder Executivo, a decisão do colegiado foi pelo arquivamento da matéria. O parecer foi elaborado pelo vereador Tiago Zeglin (MDB), que destacou que a medida é de competência administrativa da SMDT “que tem a prerrogativa de fazer a gestão e o controle da sinalização do trânsito urbano”. 

Segundo Olimpio Araujo Junior, a iniciativa buscava garantir maior segurança aos motociclistas e também mais fluidez ao trânsito. O vereador ressaltou que a proposta tinha como objetivo estimular a reflexão sobre alternativas inovadoras para enfrentar os desafios da mobilidade urbana em Curitiba. Entenda o que previa o projeto de lei que criava a faixa azul para motos nas vias públicas de Curitiba.

Assista à íntegra do episódio 7 da temporada de estreia do programa:

Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.