Ex-procuradora do Paraná recebe homenagem póstuma da Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/08/2023 10h30, última modificação 08/08/2023 10h47
Dalmi Maria de Oliveira, que atuou na PGE, Defensoria Pública e Faculdade de Direito de Paranaguá, faleceu em 2022.
Ex-procuradora do Paraná recebe homenagem póstuma da Câmara de Curitiba

Dalmi Maria de Oliveira foi uma das criadoras da Faculdade de Direito de Paranaguá. (Foto: Divulgação/Acervo da família)

A homenagem póstuma da capital à advogada Dalmi Maria de Oliveira recebeu 25 votos favoráveis, nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSD), líder do governo na CMC, ela dará nome a um jardinete no bairro Tarumã, na esquina das ruas João Evangelista Espíndola e Raul Joaquim Quadros Gomes (008.00004.2023). “Ela faleceu há um ano, em julho de 2022, deixando um grande legado de amor à família e amigos”, justificou o parlamentar. 

“Nascida em Curitiba, no dia 27 de novembro de 1933, ela se graduou em direito pela PUC-PR em 1970. Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação, tendo dirigido escolas da capital, e foi nomeada advogada do Governo do Paraná na gestão de Paulo Pimentel, alcançando por merecimento a função de Procuradora Geral do Estado (PGE). À época, foi orientadora, dentre outros, do então funcionário da PGE, Edson Fachin, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal”, justificou Kuzma.

“Ela se destacou em todos os segmentos jurídicos a que pertenceu, valendo destacar sua vida acadêmica, com atividades na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, e na Universidade Lusíadas, em Portugal, além de ter sido uma das fundadoras do curso e, posteriormente, da Faculdade de Direito de Paranaguá. Além da PGE, trabalhou na Defensoria Pública e na Procuradoria Fiscal. Como advogada, atuou nas varas da Família e no Tribunal do Júri”, continuou o vereador.

Tico Kuzma destacou que Dalmi Maria era casada com o advogado Osmann de Oliveira, renomado criminalista e jornalista, e deixou duas filhas, Wanessa de Oliveira, psicóloga, advogada e servidora aposentada do Tribunal de Justiça do Paraná, e Waleria de Oliveira Maida, advogada e procuradora aposentada da CMC, que é assessora parlamentar no Legislativo. Foram exibidos em plenário depoimentos de Mauro Cury Filho, Elisabete Ferreira, Sônia Ribeiro e Rodolfo Lincoln Hey, amigos da homenageada.

A homenagem foi apoiada em plenário pelo vereador Mauro Ignácio (União), que fez elogios à trajetória profissional da homenageada e defendeu o papel da CMC de registrar para a posteridade as pessoas que ajudaram a construir a cidade. “Dalmi Maria teve relevantes serviços prestados à cidade e é importante reverenciar as pessoas que deram contribuições à Curitiba”, defendeu o parlamentar. O projeto retorna ao plenário nesta quarta-feira, para votação em segundo turno.