Evento internacional debate a integração metropolitana

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2009 19h00, última modificação 28/06/2021 10h00
“Integração Metropolitana: o Desafio das Cidades” foi o tema norteador do XVII Workshop Internacional Cifal-Curitiba, que buscou debater a integração metropolitana com foco nos desafios institucionais e nas políticas integradas de planejamento urbano, acesso a serviços essenciais, transporte, segurança, habitação, desenvolvimento econômico e meio ambiente, ilustrando conceitos e boas práticas nestes temas.
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), representando a Câmara Municipal de Curitiba, destacou a criação da Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos. “A Câmara Municipal está fortemente comprometida com a integração da região metropolitana por entender que os desafios sociais, econômicos, urbanos e ambientais merecem uma gestão integrada de políticas públicas com planejamento de longo prazo que privilegie uma visão de metrópole.”, afirmou
Omar Sabbag Filho, além da função legislativa municipal, é engenheiro civil e professor no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na disciplina de Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos, e relatou que, na ementa da disciplina, seus alunos estão tratando exatamente desse tema, com estudos voltados para os problemas de interdependência dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.
O Cifal - Centro Internacional de Formação de Atores Locais é um programa do Instituto das Nações Unidas para a Pesquisa e Treinamento (Unitar/ONU), que tem por objetivo o fomento de núcleos regionais descentralizados de capacitação, treinamento e difusão em gestão urbana, constituindo uma rede de informações para a troca de experiências entre cidades dos diversos continentes que tenham avançado em práticas e tecnologias relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Curitiba foi escolhida como representante do Cifal em razão do sucesso de experiências em planejamento urbano realizadas no município, através de uma parceria entre o Unitar, Universidade Livre do Meio Ambiente e prefeitura de Curitiba. Essa iniciativa originou a Instituição Cifa–Curitiba como um núcleo de treinamento e capacitação para a América Latina e Caribe, que estabeleceu um fórum aberto onde todas as cidades possam apresentar e compartilhar soluções em favor dos cidadãos, transformando em prática as metas da Declaração do Milênio da ONU.
As diretrizes do Cifal-Curitiba são promoção do aprendizado, compartilhamento do conhecimento e experiências como mecanismos essenciais na luta pela melhoria da qualidade de vida e redução da pobreza em todo o mundo, mantendo um trabalho global que abrange governos, sociedade civil, organizações multilaterais e o setor privado, tendo como objetivo primordial promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida de todos os cidadãos.
O Cifal-Curitiba é a 12ª unidade do mundo. Já existem centros em Plock (Polônia), Lyon (França), Bilbao (Espanha), Atlanta (USA), Xangai (China), Kuala Lumpur (Malásia), Ougadougou (Burkina Faso), Barcelona (Espanha), Durban (África do Sul), Tallinn (Estônia) e Findhorn (Escócia).