Escola Kids entrega tampinhas na Câmara de Curitiba
Nesta quarta-feira (10), durante a sessão plenária, estiveram presentes os alunos da Escola Kids Centro Educacional, localizada no Bigorrilho, acompanhados pela secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato. A escola de educação infantil desenvolve um projeto chamado Exploradores Kids, que incentiva os alunos a participarem de ações solidárias e os leva para conhecer a capital do Paraná. Dentro dessas ações, hoje, os alunos compareceram à CMC para entregar tampinhas PET que farão parte da campanha Tampinha Paraná.
O presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), agradeceu a presença dos alunos e dos professores na Câmara. Segundo o presidente, a participação das crianças no Legislativo reforça o compromisso do município em promover uma educação que forme cidadãos que cuidem e protejam a cidade. “Meu muito obrigado. Parabéns por essa iniciativa, Escola Kids, com certeza, tudo que vocês estão doando aqui, hoje, irá beneficiar os projetos sociais da cidade”, acrescentou Tico Kuzma.
“Ver as crianças tendo essa participação cidadã é algo que nos orgulha. Isso faz uma diferença muito grande na sociedade. Queremos agradecer também a presença dos nossos representantes da Prefeitura, que fortalece ainda mais esse diálogo entre o poder público e as crianças”, disse Fernando Klinger (PL) sobre a presença das crianças na CMC. O vereador complementou que o projeto realizado pela Escola Kids promove a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum.
Compareceram à CMC para a entrega das tampinhas as coordenadoras da Escola Kids, Francieli Lourenço e Carla Molinari, a professora Silvia Pilatti e 12 crianças.
Como funciona a campanha Tampinha Paraná?
A campanha Tampinha Paraná, coordenada pelo Grupo de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), é um projeto social de reciclagem de tampas plásticas que tem como objetivo adquirir fraldas geriátricas para lares de idosos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa atende a um pedido do Asilo São Vicente de Paulo e busca beneficiar mais de 150 idosas atendidas pela instituição. A cada 1,5 quilo de tampinhas arrecadadas, o projeto consegue comprar uma fralda.
Além das tampas de garrafas PET, a campanha recebe diversos outros tipos de tampas plásticas, como aquelas utilizadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite e leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa-odores, lustra-móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido); e de outros itens (lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, canetas, entre outros).
Onde é possível fazer a entrega das tampinhas?
Para facilitar a participação na campanha, a Câmara de Curitiba disponibilizou dois pontos de coleta: um na entrada do Anexo 1, em frente à praça Eufrásio Correia, e outro no Anexo 2, na esquina da rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava. As doações estão abertas a servidores, vereadores, terceirizados e ao público em geral.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba