Escola do Legislativo promoveu 18 ações de capacitação em 2023

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 01/02/2024 09h10, última modificação 01/02/2024 18h07
Além dos treinamentos, a Escola também organizou as palestras do Programa Jovem CMC e as visitas guiadas à Câmara de Curitiba.
Escola do Legislativo promoveu 18 ações de capacitação em 2023

O diretor de governança, risco e compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, conduz palestra sobre compliance. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Criada em 2013 com o objetivo promover a capacitação técnica e profissional da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel realizou 18 ações de qualificação em 2023, entre cursos, palestras e seminários. O nome dado à estrutura é uma homenagem da CMC à primeira vereadora de Curitiba, que foi oficializada no ano passado, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher. "Em 2023, a Escola do Legislativo alargou seu campo de atuação, promovendo parcerias importantes com universidades e outros órgãos públicos, debatendo temas relevantes para a sociedade”, avaliou a gestora Débora Reis.

Curso processo e técnica legislativa na CMC

Processo e técnica legislativa foi o tema de um dos cursos ofertados pela Escola, em parceria com a Procuradoria Jurídica (Projuris). Realizado nos dias 13, 20 e 27 de abril, a capacitação teve como palestrantes a diretora jurídica de Processo Legislativo Priscila Perelles; o procurador jurídico Rodrigo Baptista; a procuradora jurídica Fabiana Andretta; o doutor em Direito Constitucional pela UFPR Antonio Kozikoski; os procuradores da CMC Ayron Bach e Jesrael Batista; e o vereador e professor de Direito Constitucional Dalton Borba (PDT).

Outro treinamento foi o curso sobre orçamento público aplicado ao Município de Curitiba, que tratou de temas como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e execução orçamentária pelos poderes. Dividido em quatro módulos, a capacitação foi ministrada pelo doutor e mestre em Contabilidade Saulo Silva Lima Filho. As aulas aconteceram nos dias 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro. Além do público interno do Legislativo, o evento foi aberto aos interessados de fora da instituição.

Gestão de reputação é tema de palestra na CMCAlém dos cursos, a Escola promoveu diversas palestras no decorrer do ano. Em maio, o Direito Eleitoral esteve em pauta com os professores universitários e advogados eleitorais Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, que aprofundaram o tema das federações partidárias. Já no mês de junho, em ação promovida por iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (DCS), o publicitário Paulo Renato Oliveira foi convidado a falar sobre gestão da reputação com o tema “A era dos influenciadores, da microssegmentação e a herança de Barack Obama”, na terceira edição do “Botando ordem na nossa House of Cards”. 

A palestra “Desafios do mandato legislativo municipal para o biênio 2023/2024”, realizada em setembro, foi conduzida por Luiz Henrique Kirchner e abordou questões como o cenário político nacional e os reflexos nos municípios, a opinião pública e a necessidade de potencialização da interlocução com a sociedade, e a necessidade de profissionalização da atuação do Poder Legislativo. 

Palestra sobre improbidade administrativaDois eventos de capacitação marcaram o mês de outubro. O primeiro, no dia 6, foi uma palestra sobre improbidade administrativa ministrada pelo Promotor de Justiça Ivan Barbosa Mendes, que é coordenador do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público do Paraná (MP/PR). Alguns dos tópicos abordados foram as alterações na Lei de Improbidade (lei 14.230/2021), os princípios que devem nortear o administrador público e a responsabilidade dos gestores e agentes públicos. 

Já no dia 20, em parceria com a Controladoria do Legislativo (Conlegis), o tema foi “Compliance: relevância e propósito em organizações públicas e privadas”, em palestra conduzida por Vicente Loiácono Neto, diretor de governança, risco e compliance da Copel. Foram abordados temas como a importância do compliance como uma ferramenta de enfrentamento às irregularidades e de promoção e fortalecimento da transparência, da ética, da conformidade organizacional e da democracia. 

Seminário Nota ParanáNo dia 8 de novembro, a Câmara recebeu a coordenadora estadual do Programa Nota Paraná e auditora fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Marta Gambini, para conduzir o seminário “Programa Nota Paraná e Suas Novas Funcionalidades”. A convidada discorreu sobre o impacto social do programa sobre a população, o Terceiro Setor e o comércio. O evento contou com a participação de autoridades, de representantes do Governo do Paraná, do Terceiro Setor e da população em geral.

Voltada ao público interno da Casa, educação financeira e orientação para investimentos foi a pauta da capacitação ministrada pelos servidores Filipi de Mello Attini, da Diretoria Contábil-Financeira (DCF), e Rodrigo Verri Schnekenberg, do Departamento de Processo Legislativo (Deprole). Com o apoio da Escola do Legislativo, o evento foi organizado pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH).

No decorrer do ano, também foram realizados treinamentos internos com a finalidade de qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo e de ampliar sua formação em assuntos legislativos. Os servidores puderam se profissionalizar com um curso sobre Processo Administrativo Disciplinar, em julho, e outro sobre informática básica, em quatro encontros no decorrer do mês de maio. Capacitações sobre o uso da plataforma de conferência remota Zoom, em março; de introdução às ferramentas e sistemas administrativos da Câmara, em agosto; e para o uso do aplicativo de transporte Mega Táxi, em julho, foram outros eventos ofertados.

Por fim, em dezembro, foi realizada uma oficina de capacitação para fiscais de contratoOutras ações organizadas pela Escola foram o acolhimento dos novos gabinetes e dos novos estagiários de Ensino Médio e da Guarda Mirim, em fevereiro, com treinamentos sobre a estrutura organizacional da Câmara e do Regimento InternoAlém disso, a Escola do Legislativo também é responsável pela organização das visitas guiadas à Câmara Municipal.

>> Leia também:

Câmara de Curitiba recebeu alunos de 29 escolas em 2023

Para 2024, a diretora Débora Leal explicou que “a ideia é levar as atividades da Escola para fora da Câmara, visitando instituições de ensino para falar sobre política e cidadania de uma forma mais lúdica e acessível”. Ainda, prosseguiu, “com a proximidade das eleições, estamos organizando painéis e palestras para levar mais conhecimento a todos e convidar a sociedade que participa da política municipal”.

Professor Euler conduz palestra no Programa Jovem CMCPrograma Jovem CMC

Outro destaque de 2023 foi o lançamento, no dia 25 de maio, do “Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho”, uma parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) da CMC. O projeto é voltado aos estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná, com encontros mensais, que se dividem entre uma palestra de um vereador e outra da DSO. 

Até o momento, os jovens já assistiram a palestras do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), com o tema “Zé ou José: Quem é você?”; do Professor Euler (MDB), com dicas de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); do presidente Marcelo Fachinello (Pode), que falou da sua trajetória profissional e ressaltou a importância do interesse pela política; e da vereadora Maria Leticia (PV), que falou sobre sustentabilidade e reciclagem.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques