Escola do Legislativo lança plataforma educativa a servidores

por Claudia Krüger — publicado 30/11/2020 15h38, última modificação 30/11/2020 15h38
A medida foi anunciada durante a sessão plenária desta segunda pelo presidente da Escola, vereador Professor Euler.
Escola do Legislativo lança plataforma educativa a servidores

Plataforma de Educação a Distância da Escola do Legislativo oferece cursos a servidores, vereadores e, em breve, contará com opções gratuitas à população. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A partir desta segunda-feira (30), servidores e vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terão acesso a mais de 250 horas de cursos, em diversas áreas do conhecimento, como forma de ampliar a qualificação profissional em gestão pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. A iniciativa é da Escola do Legislativo da CMC, órgão responsável pela educação e formação continuada de funcionários e parlamentares.

A medida foi anunciada durante a sessão plenária desta segunda pelo presidente da Escola, vereador Professor Euler (PSD), e segundo secretário da Câmara Municipal. É uma notícia importante para servidores, tanto efetivos quanto comissionados, para vereadores e em breve também toda população de Curitiba”, frisou Euler. O ganho técnico, conforme o vereador, é o treinamento imediato a todos os servidores e vereadores da CMC e a possibilidade futura de oferta de cursos à comunidade, através da grade Educação para Cidadania.

Com cursos voltados a todas as áreas de atuação do Legislativo, as aulas foram elaboradas pelo Centro de Estudos da Administração Pública (Ceap), por meio de termo de cooperação técnica entre as duas instituições e sem ônus para a Câmara. As aulas estarão disponíveis por meio de plataforma de Educação a Distância (EaD), permitindo que o aluno possa acessar o conteúdo de diferentes dispositivos, como computadores, tablets ou celulares, e tenha a flexibilidade de estudar no horário que puder.

Inicialmente, o sistema irá fornecer 34 cursos, 12 webinars (previsão de 27 até o final do contrato) e diversas lives (produções ao vivo que serão disponibilizadas no decorrer do ano). Entre os temas ofertados atualmente há planejamento orçamentário, impactos da Covid-19 nas contratações públicas e como elaborar projetos de lei.

Para o gestor em exercício da Escola do Legislativo, Ederson Fabiano Costa, a modalidade de educação a distância atende ao anseio de levar ensino de forma prática e de fácil acesso aos servidores e vereadores. “A ferramenta alcança tanto o servidor da Casa, como também o cidadão, com os cursos que pretendemos ofertar à comunidade, tanto agora durante a pandemia, como na continuidade do trabalho”, pontuou.

Sem custos ao Legislativo, o termo de cooperação técnica entre as duas instituições tem caráter experimental e duração de um ano, podendo ser prorrogado, a critério de ambas as partes. A Escola do Legislativo tem a possibilidade de sugerir a criação de novos cursos, conteúdos e aulas e até mesmo de criar seus próprios cursos, podendo disponibilizá-los a outras instituições do Brasil.