Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba ministra curso sobre trabalho remoto

por Filipi Oliveira — publicado 06/07/2021 15h48, última modificação 06/07/2021 15h48
Atividade foi realizada a pedido da Diretoria Geral e teve a participação de mais de 100 servidores, de todas as áreas administrativas do Legislativo
 Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba ministra curso sobre trabalho remoto

Servidores participaram do encontro virtual com dicas sobre como superar adversidades e trabalhar com eficiência. (Imagem: reprodução)

Entregar as tarefas com eficiência, estar conectado nos canais oficiais da instituição, definir horários e rotinas e dialogar com os filhos foram alguns dos pontos abordados durante o curso Trabalho Remoto, ministrado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em encontro virtual realizado na última quinta-feira (1º), servidores debateram os desafios de superar as adversidades para entregar as tarefas laborais com eficiência. 

Um dos principais pontos apontados é a necessidade de o servidor estar conectado nas ferramentas de tecnologia e de comunicação oficiais da instituição. Na CMC, os colaboradores utilizam o correio eletrônico, o Sistema de Processo Administrativo, o Sistema de Processo Legislativo e o comunicador Rainbow. 

Sobre as entregas das equipes, o que o gestor deve fazer: alinhar as expectativas e entregas, definir o ritmo de trabalho, estabelecer os fluxos e organizar as demandas. O que o servidor deve fazer: acompanhar os canais oficiais da instituição para estar ciente das demandas e orientações repassadas pelo gestor ou demais membros da equipe”, apontou Diego Fernando Merege de Mello, coordenador da Escola do Legislativo que ministrou o curso. 

Quero parabenizar a organização da equipe da Escola [do Legislativo]. Foram muitos desafios neste primeiro semestre para arredondar as coisas e fazer com que tudo caminhe. É um novo momento, e eu fico bastante feliz no sentido da valorização deste espaço. A Escola pode ser um diferencial nos cursos de formação de todos e todas, mas também um espaço de aproximação com a sociedade”, destacou a vereadora Professora Josete (PT), segunda-secretária da CMC. 

A diretora-geral da CMC, Jussana Marques, contribuiu com o conteúdo do curso dizendo que: “independentemente da forma de execução dos trabalhos, o que toda a administração espera de seus colaboradores é que sejam produtivos, comprometidos e responsáveis. Os colaboradores, por sua vez, esperam receber instruções claras, contar com suporte efetivo e desfrutar de ambiente adequado sob o aspecto físico e relacional para o desenvolvimento de suas atividades”. 

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa Junior, “essa iniciativa é uma demanda em virtude dessa situação que vivemos, que trouxe muita tristeza para gente, mas também é uma oportunidade para que a própria Câmara mostre a capacidade de trabalho e de se adaptar, mesmo no momento difícil, para continuar exercendo suas atividades e prestando serviços à população com eficiência”. 

No fim do encontro, os servidores participantes puderam compartilhar suas experiências de trabalho remoto, a evolução com o passar do tempo e a adaptação mais adequada dos ambientes residenciais para a execução das atividades.

Dialogar com os filhos e criar maneiras lúdicas para compreensão das atividades laborais podem auxiliar o trabalho remoto. (Imagem: reprodução)