Encontro sobre integração metropolitana será no dia 21 de agosto na CMC
A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). (Arte: CMC)
Durante a sessão plenária desta terça-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Tico Kuzma (PSD), anunciou e reforçou o convite para o Diálogos Metropolitanos – Fortalecendo o planejamento integrado na Região Metropolitana de Curitiba, que será realizado no dia 21 de agosto, a partir das 8h, no Legislativo da capital. Voltado à integração entre os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o evento busca debater soluções conjuntas para desafios comuns em áreas como mobilidade, habitação, meio ambiente e desenvolvimento urbano. Kuzma convidou vereadores, servidores das casas legislativas da região e demais interessados a participarem do encontro que terá painéis e oficinas com especialistas.
“Não tem como pensarmos uma ação para Curitiba sem considerar os impactos que ela gera na região metropolitana. Da mesma forma, o que é feito nas cidades vizinhas também impacta diretamente a nossa capital. Por isso, esse diálogo é fundamental”, afirmou. O presidente da CMC lembrou ainda que o evento será realizado em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.
Durante sua fala, Tico Kuzma também apresentou detalhes da programação e reforçou a presença de diversas autoridades na mesa de abertura, como o prefeito Eduardo Pimentel, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), além de representantes do Ministério das Cidades e de entidades como a ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba).
A iniciativa integra dois eventos simultâneos: o 1º Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Metropolitano e o 2º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba. A programação completa e o formulário de inscrição gratuita estão disponíveis na página oficial do evento.
Vereadores apoiam iniciativa
O evento também recebeu manifestações de apoio dos vereadores Leonidas Dias (Pode) e Renan Ceschin (Pode), que destacaram a relevância do debate metropolitano no âmbito legislativo.
Leonidas, que já atuou como superintendente da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, enfatizou a importância da integração de políticas públicas entre os municípios da RMC. “Muitas vezes não conseguimos mais identificar onde termina Curitiba e começa outro município. Precisamos alinhar legislações e pensar regionalmente, não apenas no Executivo, mas também no Legislativo”, defendeu.
O vereador Renan Ceschin, por sua vez, citou exemplos práticos de proposições legislativas que têm sido compartilhadas entre municípios da RMC. “Projetos como o que trata do Conselho Tutelar do Idoso, de iniciativa do Leonidas Dias, que o vereador Dr. Marcos Ceschin levou para Pinhais, e a minha proposta de lei do aparelho de glicose CGM, que também está sendo replicado, mostram como é importante essa articulação entre os vereadores da capital e das cidades vizinhas”, afirmou.
Confira a programação do Diálogos Metropolitanos
O credenciamento será iniciado às 8h. A mesa de abertura está prevista para as 9h, com a participação de diversas autoridades. Na sequência, ainda pela manhã, o evento terá dois painéis, com os seguintes temas:
Painel 1: Plano Diretor e Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMC
-
O Paraná prospera, com Guto Silva, secretário de Estado das Cidades;
-
Plano Diretor como instrumento de transformação urbana, com Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba;
-
PDUI da RMC: diretrizes, fases e possibilidades de integração com o Plano Diretor, com Raul Gradowski, da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.
-
A mediação será de Noélia de Moraes Aguirre Carnasciali, arquiteta e urbanista do Ippuc e doutora em Gestão Urbana pela PUC-PR.
Painel 2: Planejamento urbano e integração regional e Governança urbana e metropolitana
-
Planejamento urbano e integração regional: perspectivas para a metrópole de Curitiba, com Luiz Fernando de Souza Jamur, secretário de Obras Públicas de Curitiba;
-
Governança urbana e metropolitana: articulação entre municípios e entre os poderes, com Marcel Santana, coordenador-geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Ministério das Cidades.
-
A mediação será de Thiago Bonagura, secretário municipal de Desenvolvimento Metropolitano de Curitiba.
No período da tarde, serão realizadas três oficinas temáticas:
-
Participação Popular na Construção das Cidades – A experiência do Fala Curitiba, com Beatriz Batistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba;
-
Como a inteligência tem sido considerada em cidades de diferentes portes?, com a pesquisadora Iara Schiavi, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR;
-
Por que planejar dentro da ideia de Região Metropolitana?, com Simone Aparecida Polli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, e Débora Reis, pesquisadora da UTFPR e gestora da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba.
Serviço do evento:
O quê? Diálogos Metropolitanos – Fortalecendo o planejamento integrado na Região Metropolitana de Curitiba
Quando? 21/08/2025, das 8h às 17h30
Onde? Na Câmara de Curitiba e no auditório Regina Casillo
Como faço para me inscrever? Na página do evento.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba