Empresário da gastronomia Isaias Pereira recebe Cidadania Honorária da CMC

por Filipi Oliveira — publicado 05/11/2021 18h15, última modificação 12/11/2021 23h47
Isaias Soares Pereira, empresário do ramo gastronômico com atuação social, foi homenageado pelo vereador Ezequias Barros com o título de Cidadão Honorário de Curitiba.
Empresário da gastronomia Isaias Pereira recebe Cidadania Honorária da CMC

O vereador Ezequias Barros concede a cidadania honorária de Curitiba ao empresário da gastrônomia Isaias Soares Pereira (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na noite desta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu ao gastrônomo Isaias Soares Pereira, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A iniciativa (006.00010.2021) foi do vereador Ezequias Barros (PMB). Após aprovação pela Câmara, a matéria foi sancionada pelo Executivo e converteu-se na lei municipal 15.877/2021. A mesa achava-se ocupada pelo presidente da sessão solene, Alexandre Leprevost (Solidariedade), pelo homenageado, pelo vereador proponente da Cidadania, pelos pastores Gelson Pereira da Silva e Airton Correia. Além deles, também compunha a Mesa o senhor Jairo Luis Rasteli. 

O vereador Ezequias Barros ressaltou que chegou à Curitiba aproximadamente na mesma época que o homenageado. O parlamentar atestou que foram tempos difíceis, mas que tanto sua situação como a do homenageado mudaram para melhor. Isaias nasceu em 1966 e chegou à Curitiba em 98. Ele possui graduação em gastronomia, é técnico em manipulação de alimentos e consultor internacional de massas. O pizzaiolo é filiado à Federação Italiana de Chefes e à Associação Pizzeria Italiana, além de ser diretor da Febramep, Federação Brasileira de Mestres Pizzaiolos. 

O vereador Ezequias lembrou que o homenageado é diretor e proprietário do Instituto Gourmet da Pizza, que tem sedes em Curitiba, Florianópolis e Maceió. Ele também possui pós graduação em massas italianas e leciona técnicas de alimentos no SENAC. “E Isaías presta serviço de apoio e orientação a dependentes químicos, o que mostra seu lado humanitário”, afirmou o vereador. O proponente da homenagem destacou que mais de 16 mil alunos, entre pizzaiollos e proprietários de pizzarias já frequentaram o Instituto Gourmet da Pizza. “Isaías”, lembrou Barros, “sempre diz hoje é o melhor dia para se viver. Então viva”. 

Agradecimento
O homenageado listou uma série de pessoas que foram importantes em sua trajetória humana e profissional, com destaque para sua mãe, Maria da Luz Pereira da Silva. “Eu vim de uma família muito pobre, mas totalmente honesta. Rica no quesito dos valores familiares”, declarou o homenageado que mencionou ter morado 25 anos em Maringá, antes de se transferir em definitivo para Curitiba, onde reside há 31 anos. De acordo com ele, seu despertar para a gastronomia aconteceu no período em que frequentou o Instituto Educação para a Vida (IEPV), onde teve a oportunidade de ajudar os necessitados. 

“Após essa experiência, resolvi me dedicar à gastronomia e exercer essa atividade sempre visando um objetivo social”, revelou Pereira. Também foram citadas suas especializações e pós-graduações na área da gastronomia, realizados em países como Estados Unidos, México e Itália. Pereira comentou sobre o Instituto Gourmet da Pizza. “Temos 4 sedes. São, até o momento, mais de 16 mil alunos e mais de 9 mil consultorias realizadas”. 

O homenageado trabalhou em um projeto da prefeitura de Curitiba no qual lecionou disciplinas profissionalizantes voltadas para comunidades carentes e escolas. “Quando dividimos conhecimentos, multiplicamos valores”, destacou o empresário. Ele lembrou que a gastronomia o levou a atender clínicas de recuperação de dependentes químicos. “A verdadeira prisão é o vício e é contra ele que lutamos”. Isaías Pereira se diz um homem feliz e realizado e, de acordo com ele, muito disse se deve ao fato dele ter escolhido Curitiba para viver.