Empossado, Greca diz querer a cidade "acima das dificuldades"

por Assessoria Comunicação publicado 01/01/2017 17h45, última modificação 13/10/2021 11h18

“Ergueremos a cidade acima das dificuldades. Nos moverá a coragem e o ânimo dos filhos de Deus. É chegada a hora do renascimento. Não mais uma notícia ruim depois da outra. Agora todos os dias boas notícias”, disse o novo prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, 60 anos de idade. Ele tomou posse neste domingo, 1º de janeiro, na Câmara de Vereadores. À imprensa, prometeu um balanço no próximo dia 10.

A solenidade, realizada após a cerimônia que empossou os parlamentares, começou às 17h, e foi conduzida pelo vereador Serginho do Posto (PSDB) e secretariada por Fabiane Rosa (PSDC). Greca e Eduardo Slaviero Pimentel foram empossados prefeito e vice, respectivamente, após entregarem a declaração de bens ao Legislativo e jurarem respeitar as leis e desempenhar com lealdade o mandato outorgado a eles pela população. Eles venceram com 53% dos votos válidos no segundo turno.

“A Câmara Municipal não lhe faltará no apoio às boas causas”, disse Julieta Reis (DEM), que discursou em nome do Legislativo no ato de posse do prefeito. “Em parceria com o prefeito, o vereador zela pelo bem estar do lugar em que vivemos. Temos uma causa comum: uma cidade igualitária, produtiva, onde as gerações futuras possam ter uma vida melhor. Vamos trabalhar juntos. Que sejamos dignos à metrópole de Curitiba”, desejou. “Com diálogo entre os Poderes, saberemos chegar no melhor para a cidade de Curitiba”, completou.

“O prefeito deve estar onde o povo está”, emendou Rafael Greca. “Iremos às UPAs de madrugada, e às escolas na hora de tomar lição, para ver se as professoras fazem mesmo a tal hora-atividade”, disse o prefeito, que prometeu visitas também a serviços do Meio Ambiente e do Urbanismo. Ele falou em enxugar a máquina em 40%, diminuir cargos comissionados e funções gratificadas, refazer os padrões de cálculo previdenciário e retomar a eficiência dos serviços públicos.


Greca comentou as notícias sobre sua internação às vésperas da posse. “A minha cabeça, aos 60 anos, e o meu coração, que passa bem, estarão a serviço da causa da cidade. Da causa do bem e da justiça”, afirmou. Ele falou sobre o bordão “República de Curitiba”: “de que é feita a nação, se não do conjunto das suas cidades, se não do poder local. Um arroubo político recente fez alguém proclamar a República de Curitiba. Um exagero, pois Curitiba faz parte de um Brasil que queremos unir”. Greca foi prefeito de 1993 a 1996.

Autoridades
As novas primeiras-damas da cidade, mulheres do prefeito e do vice, Margarita Sansone e Paula Mocellin, acompanharam a solenidade. Também o coronel Nelson Argentino Soares Júnior (representando a Polícia Militar); Maria da Cunha (representando a Procuradoria Geral do Estado); Gabriel Mocellin (representando o Corpo de Bombeiros); o deputado federal Luciano Ducci (PSB); o cônsul geral do Senegal Oziel Moura dos Santos; o inspetor da Guarda Municipal, Edgar Nunes Cardoso; o presidente do Sinduscon, Sérgio Luiz Crema; o presidente da Associação dos Procuradores do Município, Miguel Adolfo Kalabaide; o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o deputado estadual Gilson de Souza (PSC); o ex-presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo; o delegado Rubens Recalcatti; o presidente do Rotary Club de Curitiba, Marcelo Vitorino; os ex-vereadores Custódio da Silva, Chicarelli, Chico do Uberaba, Borges dos Reis e Mestre Déa; e os ex-governadores Paulo Pimentel e Orlando Pessuti.

A posse foi acompanhada pelos secretários da futura gestão: João Alfredo Costa (chefe de gabinete), Luiz Fernando Jamur (Governo), Vanessa Volpi (procuradora-geral do Município), Marcelo Cattani (Comunicação), Vitor Puppi (Finanças e Orçamento), Luiz Dâmazo Guzzi (Abastecimento), Algacir Mikalowski (Defesa Social), Maria Silvia Bacila Winkeler (Educação), Marcello Richa (Esporte), Sérgio Galante Tocchio (Meio Ambiente), João Carlos Baracho (Saúde), Carlos Calderon (Recursos Humanos), Marcelo Ferraz (Urbanismo), Reginaldo Reinert (Ippuc), José Carlos Rauen (IPMC), Tatiana Turra (Turismo), Bruno Rocha (Curitiba S/A), José Lupion Neto (Cohab), Breno Lemos e Tiago Francisco da Silva (Agência Curitiba de Inovação), José Antonio Andreguetto (Urbs), Maurício Appel (Fundação Cultural), Larissa Tissot (FAS), Dora Pizzatto (ICS), Luíz Borges e Rodolpho Feijó (Cerimonial e Relações Internacionais).