Em solenidade, Câmara homenageia mulheres empreendedoras

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 26/04/2022 11h10, última modificação 26/04/2022 11h13
Movimentação da economia e geração de empregos foram iniciativas citadas como características das empresárias homenageadas pelo Legislativo Municipal.
Em solenidade, Câmara homenageia mulheres empreendedoras

Na noite de quarta (20), a Câmara Municipal homenageou as indicadas ao prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba 2022. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na noite de quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega do prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba 2022. Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara, esteve à frente da solenidade. Ele destacou a importância da honraria que visa enaltecer as profissionais da livre iniciativa atuantes em empresas, cooperativas, associações de voluntariado e associações comunitárias.

Também compuseram a mesa as seguintes autoridades: Ana Cristina Martins Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A; vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), 1º vice-presidente da Câmara; Tito Zeglin (PDT), 2º vice-presidente da Câmara; Maria Letícia Fagundes (PV), procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara; Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos; Leonidas Dias (Solidariedade), vice-presidente da Comissão de Serviço Público; e Mauro Ignacio (União), 4º secretário da Mesa Executiva da Câmara. Além deles, participaram da solenidade os vereadores: Zezinho do Sabará (União); Eder Borges (PP); Herivelto Oliveira (Cidadania); Oscalino do Povo (PP); Ezequias Barros (PMB); Marcos Vieira (PDT); e Sidnei Toaldo (Patriota).

Saudações

Para a vereadora Maria Letícia Fagundes, que promoveu a saudação oficial da Câmara às homenageadas, as indicações ao prêmio mostram do que é feita a fibra e a força das mulheres. “Aposto que todas vocês, mesmo enfrentando com coragem os desafios, em algum momento tiveram de fazer valer a própria voz nos espaços de liderança, no contexto em que a economia enaltece o masculino”. Maria Leticia enfatizou que as empreendedoras não só geram valor para cidade, mas também quebram padrões e mostram que é possível vencer desafios.

Ana Cristina Martins Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, destacou que todas as homenageadas eram merecedoras da honraria por suas lutas, conquistas e vitórias. “Sabemos a força da mulher e sabemos a força do empreendedorismo que gera empregos e alavanca a economia, sendo considerado uma das principais habilidades para o mercado de trabalho”. Para ela, o empreendedorismo não consiste exclusivamente em abrir um negócio próprio, mas, principalmente, saber buscar contínuas soluções para o aprimoramento da produção de bens ou da prestação de serviços que melhorem a realidade das pessoas.

“O prefeito Rafael Greca diz que não importa o quanto se trabalhe, se esse trabalho não for voltado à melhoria das condições de vida”, lembrou Ana Cristina Martins Alessi. Ela destacou o difícil período da pandemia e a persistência das empreendedoras. “É nas mãos de vocês que reside a esperança de um futuro melhor”, frisou. Ela parabenizou a Câmara pelo reconhecimento às empresárias e concluiu dizendo que enquanto somente 20% dos cargos de liderança forem ocupados por mulheres e o alto número de feminicídios for uma constante em nosso cotidiano, manifestações em prol das mulheres e de seus direitos serão necessárias.

Agradecimento

Birgit Keller Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia e Costura e presidente da Business Professional Women (BPW Curitiba), falou em nome de todas as homenageadas. Ela destacou que 52% das empresas têm mulheres em suas direções, o que mostra a força do trabalho feminino. “Durante a pandemia, as mulheres foram as que mais perderam empregos, mas souberam se reinventar e traçaram novos caminhos”, afirmou Birgit. Ela explicou que a BPW promove em Curitiba o projeto Trabalho Igual, Salário Igual, que visa a equidade salarial entre os gêneros. “Sempre levantamos essa bandeira no mês de maio, uma iniciativa que ocorre em 108 países e em 23 cidades brasileiras”, esclareceu.

Homenageadas

O vereador Herivelto Oliveira homenageou Camila Cibelle Cardoso, produtora de eventos audiovisuais há vinte anos, afro-empreendedora, proprietária da agência Soma Mais, modelo e atriz desde 1998. Entre seus clientes, encontram-se empresas como Havainas, Budweiser e Boticário.

A homenageada de Alexandre Leprevost foi Clemilde Thomé, proprietária da empresa Neodent, pioneira na produção de componentes e instrumentos para implantes e próteses dentárias. Thomé também é presidente da Holding DSS, que envolve 8 empresas atuantes nas áreas de saúde, educação e gastronomia, e sócia do Instituto Latino Americano de Pesquisa Odontológica.

Mauro Ignacio homenageou Elenir Januária da Silva, profissional da Educação, que é uma das mais importantes líderes comunitárias da capital, com trabalho reconhecido em outros municípios. É presidente da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Atenas I, há 20 anos.

O vereador Marcos Vieira indicou Elisângela Cristina Fermo Zanin, proprietária da Panificadora Prestígio, no bairro Sítio Cercado. Gera empregos e qualifica o comércio local.

Maria Letícia homenageou Fabíola de Rezende Nespolo, sócia e idealizadora do Rua Pagu, espaço político e cultural, no qual as pessoas se sentem seguras, livres e acolhidas. O Rua Pagu enaltece a cultura brasileira por meio da dança, da música e do teatro, além de dar voz e espaço às mulheres em rodas de conversa, leituras e bazares.

Sidnei Toaldo indicou Fernanda Pereira, proprietária da Confeitaria Deliceria. O lema da empresa é “levar doçura para a vida das pessoas”.

A indicada do vereador Eder Borges foi Iara Lemes da Silva, empresária há mais de 20 anos na área de alimentação. Cria oportunidades gerando emprego e renda para diversas famílias. Atualmente é proprietária da Marmitaria Tender Arte, no Água Verde, que serve diariamente a residentes e comerciantes.

Zezinho do Sabará homenageou Marcia Kula, sócia da empresa Comercial de Alimentos Kula LTDA, empresa familiar da região do Sabará que se destaca pelo seu atendimento cordial.

Leonidas Dias indicou Maria Clarinda Machado. A empresária iniciou vendendo roupas e acessórios. Com o crescimento dos negócios, abriu o Nenavit, espaço comercial com mais de 700m2.

Oscalino do Povo homenageou Maria de Fátima Ribeiro da Silva, que está à frente da Casa de Repouso São José, cujo atendimento prioriza idosos com baixa renda.

O Jornalista Márcio Barros homenageou Mauren Acosta Bonin Rocha, especialista em “boulangerie” e proprietária da Bonin Bakery.

Ezequias Barros indicou Thiana Iora de Souza, sócia do Thice Delivery, empresa especializada na entrega de frutas e verduras, atividade que seu pai já realizava.

O vereador Tito Zeglin homenageou Birgit Keller Marsili, professora de Educação Física e doutora em Psicologia do Esporte e do Exercício. Hoje atua como empreendedora, palestrante e presidente da DPW Curitiba.