Em quatro solenidades, CMC homenageou personalidades de Curitiba
Sessões solenes reconheceram trajetórias de destaque na cidade, entre 17 e 25 de junho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, entre os dias 17 e 25 de junho, sessões solenes em homenagem a atletas de artes marciais e a empreendedores que se destacaram em suas áreas de atuação. O Poder Legislativo também reservou espaço para valorizar a memória política da cidade, ao promover evento em reconhecimento ao centenário de nascimento do ex-prefeito de Curitiba, Ivo Arzua (1925-2012). Outra atividade realizada foi a celebração dos 10 anos de criação da Lei Brasileira de Inclusão.
Todas as solenidades foram transmitidas pelas redes sociais do Legislativo - e estão disponíveis no canal oficial da Câmara no YouTube. Confira a seguir mais informações sobre cada atividade.
Atletas de artes marciais são homenageados
Por iniciativa da Delegada Tathiana Guzella (União), diversos atletas de artes marciais foram homenageados na terça-feira (17). Conforme a vereadora, o objetivo da celebração foi reconhecer as contribuições que os profissionais do esporte trazem para a cidade como um todo. “Eu vejo as artes marciais como um modelo de referência de vida. Eu sei o quanto vocês influenciam as nossas crianças a terem disciplina e respeito. O esporte é importante para a nossa saúde física e mental e ele nos auxilia a construirmos uma sociedade melhor”, elogiou a vereadora.
Prestigiaram o evento o deputado estadual Tito Barichello (União), o grão-mestre de Muay thai e administrador da regional da Cidade Industrial (CIC), Rudimar Fedrigo, o presidente da Federação Paraense de Karatê-dô, Edvaldo Carlos Teodoro e o presidente da Federação Paranaense de Muay thai, Rodrigo Vidal.
Em nome de todos os indicados a receber as homenagens, Fábio Seuchi Noguchi falou do papel dos professores de muay thai para o desenvolvimento pessoal dos alunos. “Nós educamos através do esporte e fazer isso é a nossa maior felicidade. Ficamos felizes de sermos reconhecidos por transformarmos vidas”, completou.
Confira a lista completa dos homenageados na solene:
- André Felipe Alves Santana de Moraes;
- Angélica Maria de Souza Lobo;
- Ângelo Antônio de Oliveira;
- Antonio Carlos de Menezes (Mestre Burguês);
- Augusto Oliveira;
- Carlos Laertes de Lima;
- Claudinei Pereira de Siqueira;
- Dyego Roberto Contador;
- Edcarlos Gonçalves (Mestre Monstro);
- Edval Pedroso (Tico);
- Evaldo Carlos Teodoro;
- Fábio Porte de Reis;
- Fábio Seuchi Noguchi;
- Glauco Campi de Oliveira;
- Hong Soon Kang - Grão Mestre;
- Jelson Saldanha Maciel - Sensei de Karatê;
- Jennifer Aparecida Gonçalves da Maia;
- John Allan Arte;
- Lauro Fernandes Junior;
- Luciano Morais;
- Marco Aurélio da Conceição Marques;
- Marcos Aurélio de Araújo;
- Mauro Jacomel;
- Moziel Allan de Souza;
- Nilson Ângelo de Castro;
- Nilson Florêncio de Carvalho da Silva;
- Paulo Henrique David;
- Raylson Lacerda Silva Junior;
- Robson Paiva da Silva;
- Rodrigo Vidal;
- Roni Marcio Montrezol;
- Rudimar Fedrigo;
- William Santos Alves.
Empresários e organizações recebem aplausos
Empresários e organizações de diversos segmentos da economia que movimentaram o empreendedorismo da capital receberam Votos de Congratulações e Aplausos em solenidade realizada na segunda-feira (23). A iniciativa foi do mandato do vereador Nori Seto (PP).
“Uma frase de um dos presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, diz: acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. E para mim é o que eu gostaria de dizer aos homenageados desta noite, pois vocês constroem diariamente suas histórias que impactam a vida de pessoas, criando o hábito da disposição e do esforço em dar o melhor de si em todas as tarefas que se propõe a fazer, buscando o aprimoramento constante. Quero parabenizar todos que estão hoje aqui”, discursou Nori Seto na abertura da sessão solene.
Em nome de todos os indicados a receber as homenagens, Everson Takayama falou da contribuição do trabalho de cada um para o município. “O mérito de vocês estarem aqui hoje, não é só do sucesso profissional ou coisa assim, mas o amor que têm pelas suas atividades, e por isso estão sendo reconhecidos hoje aqui”, disse.
Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Jairo Tamura (PL); o diretor de Desenvolvimento Econômico e Integração da Secretaria de Estado da Indústria do Paraná, Carlos José Alison; o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Takayama; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz; e o superintendente da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, Márcio Barros.
Confira a lista dos homenageados:
- Milani Materiais de Construção;
- Pastelaria Nakashima;
- Dr. Lutfalla Sarraff;
- Família Iwamoto;
- Cervejaria Brodebrown e seu fundador Samuel Cavalcanti;
- Dental Paulista;
- Edson Suemitsu;
- Aikido Paraná Brasil;
- Milly Rodrigues;
- Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável.
Centenário de Ivo Arzua Pereira é homenageado em solene
Na última terça-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba celebrou o centenário de nascimento do engenheiro Ivo Arzua (1925-2012), que governou Curitiba entre entre 1962 e 1967. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) e contou com a presença de integrantes da família Arzua, do prefeito Eduardo Pimentel, além de outras autoridades.
“Para mim é um privilégio estar aqui. Agradeço todos os dias a Deus por ser prefeito dessa cidade tão maravilhosa. Desde o dia que assumi a prefeitura eu reproduzo uma fala em minhas entrevistas, que é: ‘orgulho de sentar na cadeira que já foi de Ivo Arzua, Jaime Lerner e Rafael Greca, entre outros’. Ao vir nesta sessão solene, eu reitero a importância de valorizarmos Ivo Arzua. Ele pensou no planejamento de modernização de Curitiba. Sua história é a história de Curitiba também”, reconheceu Eduardo Pimentel.
Complementando a fala do prefeito, Carlise Kwiatkowski disse que a cerimônia era um momento de honra para a CMC. “Estar recebendo vocês aqui, em especial a família Arzua, é um motivo de muito orgulho para nós. Celebramos o centenário de um do nascimento de um homem que não foi apenas prefeito, mas sim um construtor de um novo tempo, de uma nova Curitiba”, discursou a vereadora.
Em nome da Família Arzua, Regina Elizabeth Zantedeschi, filha do ex-prefeito - que também foi ministro da Agricultura do Brasil (1967-1969) - comentou sobre a importância do reconhecimento do trabalho de seu pai à cidade. Entre os feitos destacados está a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que permanece em funcionamento.
“Meu pai foi um grande homem; honesto, justo e que sabia da importância do desenvolvimento da cidade para que todos tivessem uma qualidade de vida digna. Nós iremos lançar um livro sobre a história dos seus feitos à cidade de Curitiba, contando minuciosamente tudo como aconteceu. E, como ele sempre fazia questão de frisar, que não foi ele, Ivo Arzua, que conseguiu tudo isso sozinho, porque o sucesso desta grande obra se deve ao trabalho de cada um de seus colaboradores”, concluiu Regina.
Acompanharam a solenidade o vereador Olímpio Araújo Júnior (PL); o ex-ministro de Estado (Agricultura, Trabalho e Previdência Social) e servidor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná, Reinhold Stephanes; o deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD); o ouvidor da Câmara de Curitiba e ex-vereador Antônio Borges dos Reis; e o padre José Aparecido, representante da Arquidiocese de Curitiba.
>>> Clique aqui para ver o álbum completo da solene.
10 anos da Lei Brasileira de Inclusão é comemorado
De iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), a solenidade teve como objetivo mostrar a importância da implementação da Lei Brasileira de Inclusão (lei federal 13.146/2015) para as pessoas com deficiência no Brasil. “Se formos olhar a história e falar que nós estamos celebrando 10 anos [desta lei], em um país que já tem mais de 1.500 anos, é possível perceber que muitas pessoas viveram sem ter esses direitos assegurados e garantidos. Mas hoje para nós é um momento de celebração, para que possamos cada vez mais somar todas as forças que temos e aprimorar cada vez mais”, discursou o vereador.
No decorrer da solene, os participantes reconheceram a importância da Lei para a inclusão das pessoas com deficiência, mas afirmaram que ainda existem muitas dificuldades encontradas nas atividades praticadas no dia a dia. Como por exemplo, o descaso com a acessibilidade nas calçadas para quem usa cadeira de rodas e a falta de sinalização nas ruas e ambientes fechados da cidade para os portadores de deficiência visual.
A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Requião Filho; da diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Elyse Matos; da coordenadora do Fórum Permanente de Luta da Pessoa com Deficiência, Francisca Cury; e do presidente do Conselho Municipal de Direitos do PCD, Júnior Ongaro.
>>> Clique aqui para ver o álbum completo da solene.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Marcio da Silva Alves
Edição: Marcio da Silva Alves
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
