Eleições do Conselho Tutelar terão 180 candidatos disputando 50 vagas

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2019 12h35, última modificação 10/11/2021 09h49

Diferente dos rumores que circularam na semana passada, provocando debate na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre a complexidade da prova aplicada aos candidatos ao Conselho Tutelar, foram aprovados 180 dos 197 inscritos para a seleção pública. Em plenário, os vereadores chegaram a debater pedido de cancelamento da prova, pois havia a informação preliminar que apenas 18 teriam obtido a pontuação mínima exigida pelo regulamento do certame (leia mais). A informação foi prestada em plenário, na CMC, nesta segunda-feira (16), pelo presidente da FAS (Fundação de Assistência Social), Thiago Ferro (PSDB).

“A proteção da criança e do adolescente, em respeito ao ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], é um tema muito importante para a cidade. E estamos em período para a escolha dos conselheiros tutelares, num processo transparente e responsável. A prova de conhecimentos específicos foi realizada no dia 4 de agosto,pela Universidade Federal do Paraná – uma inovação desta gestão da FAS. O resultado foi divulgado no dia 12, com 180 candidatos atingindo 60%[dos acertos]”, afirmou Thiago Ferro, que é vereador licenciado da CMC.

Dentro da renovação dos membros do Conselho Tutelar, a prova escrita é uma etapa anterior à eleição dos conselheiros pela comunidade das regionais de Curitiba. Ela teve duração de quatro horas e era composta por 50 questões de múltipla escolha sobre normas, funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos de crianças e de adolescentes, língua portuguesa e informática. Para se habilitar à eleição, os candidatos deveriam ter nota igual ou superior a 60%. Só quem atingisse essa marca estaria habilitado a disputar a eleição.

“No dia 13 de setembro teve reunião [da FAS] com os candidatos aprovados e a campanha já começou, indo até 3 de outubro. A eleição será no dia 6 de outubro e o resultado será divulgado no dia 29, com aposse dos 50 conselheiros tutelares eleitos. Há a fiscalização do Ministério Público [do Estado] e a participação direta da [seção paranaense da] Ordem dos Advogados do Brasil”, garantiu Thiago Ferro. Ele também citou nominalmente os vereadores Ezequias Barros (Patriota) e Osias Moraes (PRB), pelos parlamentares estarem acompanhando a escolha dos conselheiros tutelares.