TSE tem app com apuração em tempo real

por Fernanda Foggiato — publicado 13/11/2020 17h20, última modificação 14/11/2020 22h35
Outros aplicativos da Justiça Eleitoral disponibilizam título de eleitor virtual e boletins de urna. Votação é neste domingo (15), das 7 h às 17 h.
TSE tem app com apuração em tempo real

Apps da Justiça Eleitoral podem ser baixados gratuitamente. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Para acompanhar a apuração das eleições municipais deste domingo (15) por celular ou tablet, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo Resultados. Os votos para os cargos de prefeito e vereador serão contabilizados a partir das 17 horas. Outro app, o Boletim na Mão, trará uma cópia digital dos relatórios das seções eleitorais, com a proposta de possibilitar ao eleitor a fiscalização virtual do pleito.

As duas ferramentas podem ser baixadas gratuitamente em qualquer dispositivo móvel, nas lojas Google Play e App Store. O TSE ainda disponibiliza o aplicativo e-Título, que poderá ser exibido ao mesário no momento da votação e substituir a apresentação de documento de identificação oficial com fotografia. 

Assim como em 2016, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fará a cobertura da apuração das eleições em tempo real, com foco na nova composição do Legislativo (saiba mais). Servidores das Diretorias de Comunicação Social e de Processo Legislativo vão repercutir e analisar os resultados, com transmissão no site oficial e nos perfis da Casa no YouTube, Facebook e Twitter e Instagram.

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).