Câmara de Curitiba fará cobertura das eleições ao vivo pelas mídias sociais

por Marcio Silva — publicado 13/11/2020 19h15, última modificação 13/11/2020 19h29
Equipe de servidores da Casa vai focar na nova composição do Legislativo
Câmara de Curitiba fará cobertura das eleições ao vivo pelas mídias sociais

Transmissão poderá ser acompanhada no site da CMC e nos perfis oficiais do Legislativo no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começa às 17h do próximo domingo (15/11), logo após o encerramento da votação, uma cobertura especial sobre as eleições municipais de 2020. Além de seguir a apuração voto a voto, com uma equipe de reportagem na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), a transmissão ao vivo, com jornalistas da Casa, fará a análise e repercussão dos resultados, junto a vereadores, candidatos eleitos e especialistas.

A composição das bancadas partidárias e a relação com o Poder Executivo, a diversidade dos parlamentares eleitos e os desafios da comunicação eleitoral em tempos de pandemia serão alguns dos temas abordados na live. A transmissão poderá ser acompanhada no site da CMC (www.curitiba.pr.leg.br) e nos perfis oficiais do Legislativo no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Participações
A live também contará com a participação especial do jornalista e comentarista político Luiz Geraldo Mazza, que contribuirá com a análise política do pleito e projeções para a próxima legislatura. Sergio Lerrer, jornalista especializado em comunicação pública e legislativa, fundador do Pro Legislativo, fará uma análise da Comunicação Política neste ano de pandemia.

Também haverá exibição de entrevistas gravadas com Ana Carolina Clève, Presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), sobre o combate às fake news; e com Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, professor associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, sobre a comunicação eleitoral.

A candidata mais idosa, com 83 anos; e o mais jovem, de 18 anos;  também concederam entrevistas sobre suas participações na eleição municipal.

Atendimento
O atendimento à imprensa será feito pelo telefone 3350-4806, pelo e-mail imprensa@cmc.pr.gov.br e via redes sociais. Também foi criado um grupo de WhatsApp com jornalistas para facilitar a transmissão das informações.

Eleições 2020
Conforme o sistema DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, há 16 ao cargo de prefeito e 1.150 à vereança, com representantes de 31 partidos. O número de candidatos pode ser alterado, pois ainda há candidaturas pendentes de julgamento ou com recursos a serem analisados.

Segundo a Justiça Eleitoral, há 1.349.888 eleitores aptos a votar nestas eleições na capital, 60.673 a mais que em 2016. A maioria do eleitorado (53,9%) é composta por mulheres, com 727.248 eleitoras. Já os homens são 622.640, o que equivale a 46,1% do eleitorado.

Quem for às urnas votará em uma chapa composta por prefeito e vice-prefeito e escolherá, ainda, um candidato a vereador ou um partido (voto de legenda). Serão eleitos 38 parlamentares, mesmo número que compõe a atual legislatura da Câmara de Vereadores.

A primeira cobertura especial de eleições da Câmara de Curitiba foi realizada no pleito municipal anterior, em 2016 (relembre AQUI como foi). A condução dos trabalhos é uma parceria entre as diretorias de Comunicação Social e de Processo Legislativo.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficias do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).