Educação acata suporte especializado a empreendedores digitais

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 17/10/2022 15h50, última modificação 17/10/2022 16h14
Ações promovidas pelo poder público deverão reunir noções básicas de finanças, contabilidade, gerenciamento, comunicação e marketing.
Educação acata suporte especializado a empreendedores digitais

Projeto que prevê apoio a empreendedores digitais recebe aval da Comissão de Educação. (Foto: Canva)

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo admitiu, em reunião remota nesta segunda-feira (17), o projeto de lei que pretende criar uma Política Municipal de Capacitação em Empreendedorismo Digital e Inovação. De iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), a matéria prevê suporte especializado do poder público aos empreendedores digitais a fim de que estes disponham de mais autonomia para o desenvolvimento de seus negócios (005.00319.2021). 

De acordo com o projeto, que recebeu parecer favorável de Nori Seto (PP), as ações promovidas pelo Executivo deverão reunir noções básicas de finanças, contabilidade, gerenciamento, comunicação e marketing. Também estão contempladas áreas como estratégias para redes sociais e tendências do trabalho, da educação e de modelos de negócios, como a Indústria 4.0. 

Além disso, a proposição prevê ainda a realização de atividades descentralizadas, em diferentes espaços públicos da cidade, para o apoio ao desenvolvimento e à consolidação do ecossistema de start-ups. 

Homenagem
Com o aval da Comissão de Educação, deverá ser homenageada pela Câmara de Curitiba a escritora Liamir Santos Hauer, com o título de Vulto Emérito da capital. De iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União), a honraria se deve ao reconhecimento ao trabalho da primeira mulher a compor a Academia Paranaense de Letras (007.00005.2022). 

Aos 99 anos de idade, ela é integrante do Centro de Letras do Paraná, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Academia de Cultura de Curitiba, da Soberana Ordem do Sapo e da Academia Feminina de Letras do Paraná. Pela Câmara de Curitiba, recebeu a Medalha Fernando Amaro. 

Logradouros
Outra proposição, admitida por Educação, pretende facilitar e dar mais celeridade à alteração de denominação bens ou logradouros públicos. De acordo com a proposta, apresentada por Dalton Borba (PDT), quando a variação se tratar apenas de correção de grafia de nomenclatura, fica dispensada a necessidade da assinatura de pelo menos 2/3 dos demais vereadores para que essa ocorra (005.00151.2022). Para isso, o projeto altera a lei municipal 8.670/1995, que regula a denominação de bens públicos. O parecer favorável foi de Amália Tortato (Novo). 

Todos os projetos em pauta, detalhes de sua tramitação e pareceres podem ser conferidos no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Integram a comissão os vereadores Eder Borges (PP), presidente; Amália Tortato (Novo); Carol Dartora (PT); Nori Seto (PP); e Sargento Tânia Guerreiro (União).