E-mail racista, tiroteio no Parolin e mais notas do dia 16 de maio

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 16/05/2022 11h50, última modificação 31/01/2023 17h55
Debates, registros, visitas, pedidos de informações, proposições lidas no pequeno expediente e outros conteúdos da sessão plenária.

“Não sou o autor” I
Em plenário, nesta segunda-feira, Sidnei Toaldo (Patriota) negou ser o autor do suposto e-mail com ataques racistas a parlamentares da Câmara de Curitiba. “A Casa está passando por esse momento turbulento, com mentiras colocadas na mídia sobre o e-mail. Quero esclarecer que tomei conhecimento pela imprensa e logo fiz um Boletim de Ocorrência no Nuciber, de número 482926, às 10h36, do dia 10 de maio. No mesmo dia, enviei a cópia à Corregedoria e requisitei abertura de sindicância para que os fatos fossem apurados”, afirmou Toaldo.

“Não sou o autor” II
Sidnei Toaldo disse repudiar o conteúdo “absurdo e ofensivo” do e-mail. “Não sou o autor deste infame e-mail”, reiterou, garantindo que não foi disparado nem por assessor do mandato, nem do gabinete. Toaldo questionou a existência da mensagem eletrônica, ou se seria uma adulteração de print de uma tela de computador. O vereador disse que sua família está recebendo ofensas em decorrência desse episódio. “Eu sou homem, pai, marido e como cidadão de bem declaro que não admito mentiras, calúnias, difamações”. 

“Não sou o autor” III
“Convoco para que sejam apresentadas todas as provas: o real e-mail, os dados de origem”, solicitou Toaldo. O vereador fez críticas à repercussão do assunto na imprensa e, genericamente, ao “alarde” de outros parlamentares. “Se aproveitando de um tema tão doído para a nossa sociedade, temos um representante que faz aqui o uso da cor da sua pele para ludibriar a opinião pública. É uma vergonha e desrespeito com a história de luta contra o racismo nesse país e, em especial, nessa cidade de Curitiba".

Tiroteio no Parolin I
A vereadora Flávia Francischini (União) repercutiu em plenário as notícias sobre o intenso tiroteio ocorrido, na madrugada de domingo para segunda, no bairro Parolin. Ela atribuiu o confronto a uma disputa de gangues pelos pontos do tráfico de drogas e cobrou mais presença do poder público na região. “Não pode só fazer essa intervenção pela segurança. Precisa de mais política pública, pessoas do bem ali precisam de trabalho, de educação, mães precisam deixar seus filhos [em creches] para trabalhar”, defendeu.

Tiroteio no Parolin II
Voltando a uma manifestação anterior, sobre a chacina acontecida no bairro Portão, em fevereiro, Flávia Francischini disse que “bandido bom é bandido preso”. Agora, se eu tiver que, mais uma vez, pensar, e escolher, qual é o bandido, quem é que vai ter que ser morto, sem sombra de dúvidas, é o bandido vagabundo que está matando famílias do bem, é ele que vai ter que ser morto”. Sem nominar o veículo de imprensa que criticava, Flávia pediu atenção às suas palavras para que não houvesse alteração do conteúdo da sua fala dessa vez. 

“É cume!”
A conquista do cume do Monte Everest, ontem, por volta das 20h [no horário de Brasília], pelo curitibano Joel Kriger, foi comemorada em plenário pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Ele destacou que Kriger era sedentário até os 50 anos, quando visitou o Everest e mudou de vida, tornando-se triatleta e nadador de grandes percursos. “Kriger já subiu o ponto mais alto de cada continente, fechando ontem o Desafio dos 7 Cumes. É o 33º brasileiro a conquistar o Everest.

Falta de vagas
Reportando uma situação vivida no atendimento à população da Vila Sabará, onde reside e tem um escritório político, o vereador Zezinho (União) disse que não tem encontrado vagas para tratamento de dependentes químicos. “Não tem vaga. Está tudo lotado, não há espaço. Se algum vereador souber de lugar acolhendo, por favor, que tem gente precisando”, rogou o parlamentar.

“Precisa morrer gente?”
Zezinho Sabará (União) relatou que o trecho da BR 116, na divisa de Fazenda Rio Grande com Mandirituba, onde faleceu o ex-vereador Carlos Simões, no dia 13 de abril, recebeu a intervenção do poder público para reduzir os acidentes. “Ficou tanto tempo afunilado, acontecendo vários acidentes, e não tomaram providências. Lamentavelmente, precisou alguém dar a vida para que fossem tomadas providências. Às vezes, uma intervenção simples resolve”, criticou.

Passeio ciclístico
O vereador Osias Moraes (Republicanos) comemorou a arrecadação de leite em pó, para o Pequeno Cotolengo, neste fim de semana, no passeio ciclístico da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). “Consegui, fiz os 10 km”, brincou o parlamentar.

Obras*
A vereadora Maria Leticia (PV) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o prazo de conclusão das obras na praça Alcides Munhoz entre as ruas Camões e Carneiro de Campos, no bairro Hugo Lange (062.00330.2022).

Educação e saúde*
Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre os prazos para implantação e a finalidade adotada para o futuro complexo de educação na regional Matriz (062.00331.2022) e o segundo, sobre os atendimentos de emergência na Unidade Básica de Saúde Ouvidor Pardinho (062.00332.2022).

Abrigo*
Maria Letícia (PV) solicita informações à Prefeitura de Curitiba e à Fundação de Ação Social (FAS) quanto ao abrigo institucional Pousada de Maria, dedicado a mulheres vítimas de violência doméstica no município (062.00333.2022).

Ambulantes*
Carol Dartora (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria de Urbanismo quanto aos critérios de definição e autorização para a venda de alimentos pelos ambulantes no município (062.00334.2022).

Nova rua*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas sobre a existência de projeto para abertura de nova rua ligando as ruas Luiz Barreto Murat e Professor Nivaldo Maranhão Faria, na proximidade do Colégio Madalena Sofia (062.00335.2022).

Tribuna Livre*
A criação de espaços otimizados de armazenamento e a atividade comercial desenvolvida pela self storage” é o tema de solicitação do espaço Tribuna Livre pelo vereador Zezinho Sabará (Pode). O convidado é o diretor proprietário da empresa Sr. Almir Parigot de Souza (076.00014.2022).

  

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva