E-mail racista, Operação Garantia e mais notas do dia 6 de junho

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/06/2022 15h20, última modificação 06/06/2022 16h39
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

E-mail racista I
Renato Freitas (PT) defendeu em plenário que a sindicância da Corregedoria da CMC sobre a origem do e-mail racista enviado a ele foi insuficiente. “A partir da investigação, soube-se que o IP, que o número foi mascarado. Em um exercício de exclusão de autoria hipotética, chegou-se à conclusão de que não teria sido o vereador [Toaldo], que o e-mail partiu da Europa Central. Conclusão apressada, pois deveria haver uma pesquisa reversa, ou pelo menos ser acionado o Serpro, mas não foi acionado. A Corregedoria não acessou o computador do vereador Sidnei Toaldo para conferir informações básicas. Não foi feita perícia. No nosso, foi; mas no dele não foi feita”, queixou-se.

E-mail racista II
“A mídia está dando a entender que temos envolvimento em um e-mail que profundamente nos ofende. Somos vítimas de um crime de racismo. Nós fomos os principais prejudicados por esse e-mail”, protestou Renato Freitas, opondo-se às alusões de que seu mandato teria forjado a mensagem racista. O vereador diz que esse raciocínio é usado para “fundamentar a perseguição política”, que ele afirma sofrer na CMC. Ele disse que registrou Boletim de Ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil e espera um desfecho para a autoria, pois lá “tem o equipamento tecnológico suficiente para descobrir”. 

E-mail racista III
Ao final da sessão, a corregedora da CMC, Amália Tortato (Novo), rebateu as críticas de Freitas à sindicância. Primeiro, negou que tenha havido perícia do computador do parlamentar, informando que apenas acessaram o e-mail e copiaram os metadados, com a supervisão do mandato. Depois, que a CMC contatou o Serpro e que foi o órgão federal que informou não ter havido nem mensagens de Toaldo para Freitas no horário do disparo nem acesso ao e-mail no mesmo período. “A sindicância foi feita de forma técnica e imparcial”, garantiu Amália Tortato.

Operação Garantia
Criticando as abordagens da Aifu aos estabelecimentos comerciais da cidade, o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) defendeu outro modelo de ação, dando como exemplo positivo a Operação Garantia, da Polícia Militar do Paraná. “Quero parabenizar a Operação Garantia, que é o resultado da união de forças para preservar empresários, comerciantes e turistas”, disse o parlamentar, elogiando nominalmente o coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, do 1º Comando Regional da Polícia Militar, pela condução da operação. “A Aifu perturba empresários que querem trabalhar”, comparou.

Sociedade Iguaçu
O aniversário de 103 anos da Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu foi festejado em plenário pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota), atual presidente da entidade social. “Talvez o primeiro espaço de diversão do bairro Santa Felicidade. [O Iguaçu] cresceu com a colônia e faz parte da comunidade, é sócio da Acisf [Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade] e faz muitas campanhas de ação social. Mas é o futebol que nos une e fico feliz de ser da geração que vai modernizar esse clube”, disse Toaldo. Ele também parabenizou o Trieste pelo aniversário nesta semana, completando 85 anos.

Deus é Amor
O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) parabenizou, em plenário, a Igreja Pentecostal Deus é Amor pelos 60 anos de existência. “Ela exerce um papel fundamental no Brasil, no estado e na capital. A Deus é Amor possui uma das trajetórias mais notáveis do meio evangélico, com muitos sinais de milagres. Ela foi fundada pelo missionário David Martins de Miranda, paranaense de Reserva (PR), e rapidamente se transformou em uma das maiores denominações evangélicas do Brasil. Hoje, tem 17 mil templos no país”, elogiou.

Vítima de sequestro
Herivelto Oliveira (Cidadania) lamentou o ocorrido com o jornalista Henry Xavier, da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), que foi vítima de sequestro dentro da própria casa no final de semana. “Ele tem a solidariedade da Câmara”, afirmou.

Substitutivo geral*
Um substitutivo geral (031.00038.2022), apresentado pelo vereador Pier Petruzziello (PP), altera o teor do projeto de lei que estabelece a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down (005.00054.2022). O substitutivo não altera o conteúdo original, apenas busca consolidar a legislação ajustando o texto da lei conforme parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Transporte*
A vereadora Professora Josete (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca das previsões contratuais para renovação da frota de ônibus do sistema público e da responsabilidade sobre a manutenção dos equipamentos de bilhetagem eletrônica do transporte (062.00381.2022).

Funerária I*
Solicitação de informações dos estudos sobre a alteração da legislação e o formato de concessão de outorga das concessionárias do serviço funerário municipal é o tema do pedido do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00382.2022).

Funerária II*
Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre petições ao Municípo feitas pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná desde 2016 até a presente data (062.00383.2022). O segundo trata da existência de protocolos de denúncias feitas por funerárias concessionárias de Curitiba (062.00384.2022).

Pagamento de emendas
O vereador Marcelo Fachinello (PSC) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o repasse orçamentário para conservação e manutenção do CEI Professor Lina Maria Martins Moreira, no bairro Campo Comprido, conforme previsto em emendas orçamentárias aditivas (062.00388.2022). Também quer saber se foram pagas outras duas emendas ao Instituto Municipal de Turismo (062.00389.2022).

UPA CIC*
Solicitação de informações sobre a continuidade da gestão terceirizada na Unidade de Pronto Atendimento, no bairro CIC, é o tema de pedido do vereador Salles do Fazendinha (DC) à Secretaria Municipal da Saúde (062.00390.2022). O parlamentar quer saber se a prefeitura pretende retomar a gestão da unidade.

Tribuna Livre*
Regulamentação da Psicologia no Brasil” será o tema da Tribuna Livre do dia 29 de junho. O requerimento é da vereadora Carol Dartora (PT) e faz alusão ao mês de comemorações do aniversário da psicologia no país. A convidada é a psicóloga Renata Campos Mendonça, que fará uso da palavra sobre o assunto (076.00020.2022).

Nota de pesar I*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento do Sr. Augusto Meyer Neto, aos 61 anos. O engenheiro civil e diretor do Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Públicas faleceu no domingo (29) (078.00034.2022).

Nota de pesar II*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento do Sr. Edson Finck, falecido na última segunda-feira (30), aos 70 anos (078.00035.2022).

Visita à CMC
O presidente da Câmara Municipal de Campo Magro, Josnei Souza (PSC), visitou o Legislativo da capital nesta segunda-feira. Ele compôs a Mesa, ao lado do presidente Tico Kuzma (Pros) e foi saudado por Sidnei Toaldo (Patriota) da tribuna.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva