Prêmio Ecologia e Ambientalismo será entregue na quarta-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/06/2022 16h50, última modificação 06/06/2022 16h52
Amanhã, a CMC realiza solenidade em homenagem aos 100 anos da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Prêmio Ecologia e Ambientalismo será entregue na quarta-feira

As sessões solenes da CMC voltaram a ser realizadas no formato presencial, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima quarta-feira (8), uma sessão solene para a entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo. Ao todo, 23 personalidades e entidades que atuam em prol da preservação do meio ambiente serão homenageadas. A solenidade será realizada presencialmente, no Palácio Rio Branco, a partir das 19h30. Haverá transmissão pelas redes sociais.

O prêmio foi instituído pelo Legislativo em 2003 – por meio da lei municipal 10.662/2003, já revogada – e hoje é regulamentado pela lei complementar 109/2018. A condecoração é destinada a pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos de Curitiba. 

Este ano, a Câmara Municipal irá homenagear 23 entidades e personalidades, indicadas pelos vereadores e vereadoras, listadas no decreto legislativo 06/2022. São elas: Naiara Andreoli Bittencourt, homenageada de Carol Dartora (PT); Gilmar Antônio de Lima, escolhido por Dalton Borba (PDT); pastor Cliff Anderson Ferreira, homenageado de Ezequias Barros (PMB); Dirceu da Silva, de Flávia Francischini (União); Agência de Sustentabilidade Mãozinha Verde, de Herivelto Oliveira (Cidadania); Maurício César Stevan Cruz, escolhido por Hernani (PSB); Eduardo Vieira Geliet, de João da 5 Irmãos (União); Benedito Antônio Uczai, indicado por Jornalista Márcio Barros (PSD); Giovando Amorim Romanine, de Leonidas Dias (Solidariedade); Eurico Borges dos Reis, escolhido por Marcos Vieira (PDT); e Gabriela Sepúlveda, de Maria Leticia (PV). 

Além de Karin Cristine Grande, de Mauro Ignácio (União); Escola Grace, de Noemia Rocha (MDB); Paulo Aparecido Pizzi, presidente do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais -, escolhido por Nori Seto; Ester Amélia Assis Mendes, indicada por Oscalino do Povo (PP); Associação dos Amigos da Fazendinha, de Osias Moraes (Republicanos); Luan Ferreira dos Santos, indicado por Pastor Marciano Alves (Republicanos); Vanessa Melo, indicada por Professor Euler (MDB); Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, de Professora Josete (PT); Engerey, de Sidnei Toaldo (Patriota); Patrícia Aparecida Marques Carvalho, Indicada por Tico Kuzma (Pros); Rafael Hartmann Gava, de Tito Zeglin (PDT); e Associação Pedagógica Antroposófica Turmalina, indicada por Zezinho Sabará (União). 

Jubileu da Novena
Nesta terça-feira (7), no mesmo horário, por iniciativa de Tico Kuzma (Pros) será realizada uma solenidade em homenagem aos 100 anos de novena no mundo em honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (061.00026.2022). Segundo o vereador, a novena nasceu em 1922, na Paróquia Santo Afonso, na cidade de Saint Louis (Missouri, EUA), chegando em Curitiba, na década de 1960 e hoje faz parte da história do bairro Alto da Glória, atraindo cerca de 300 mil pessoas por ano. 

As solenidades que marcam a homenagem ao Jubileu da Novena e a entrega do prêmio Ecologia e Ambientalismo serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter.