Duas novas datas já fazem parte do Calendário de Eventos de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 26/05/2023 08h00, última modificação 26/05/2023 07h57
Dia da Dança de Salão e Dia da Erva-Mate, dos vereadores Herivelto Oliveira e Marciano Alves, agora, são leis na capital do Paraná.
Duas novas datas já fazem parte do Calendário de Eventos de Curitiba

Dia da Dança de Salão homenageia pioneira da atividade no Brasil. (Foto: Agência Brasil)

No último dia 17 de maio, o Diário Oficial do Município trouxe a confirmação da inserção de duas novas datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba. Aprovadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e sancionadas pelo prefeito Rafael Greca, as duas festividades agora passam a ter respaldo do poder público para suas comemorações na capital do Paraná.

Festa do chimarrão

A publicação da lei municipal 16.162/2023 oficializa a criação do Dia da Erva-Mate na cidade de Curitiba, que será comemorado anualmente na data de 29 de agosto. O projeto foi apresentado pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) para destacar a importância econômica e cultural do produto para o estado do Paraná (005.00126.2022 com substitutivo 031.00012.2023).

O projeto de lei original propunha a comemoração do Dia da Erva-Mate na data de hoje, 24 de abril, quando é celebrado o Dia do Gaúcho. Contudo, atendendo a um pedido de empresários da indústria ervateira, a data foi mudada para uma mais vinculada à história do Paraná. Foi aí que surgiu o dia 29 de agosto, em alusão à ocasião em 1853, quando, ainda no Brasil Império, Dom Pedro II assinou a emancipação política do Paraná.

Dança de salão

Já a lei municipal 16.163/2023 oficializou a data de 15 de maio como Dia Municipal da Dança de Salão na capital do Paraná. Trata-se de uma iniciativa do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), que vê na inclusão do evento no Calendário Oficial da Cidade uma oportunidade para geração de negócios e de eventos no município (005.00116.2022). “A dança é uma atividade muito importante na vida das pessoas, que movimenta o comércio, movimenta a indústria, movimenta a cena cultural”, justificou.

A data escolhida para a celebração, 15 de maio, marca o nascimento da “Grande Dama da Dança de Salão”, Maria Antonietta Guaycurus de Souza.“[Ela] tornou-se conhecida com mãe e diva da dança brasileira, servindo de inspiração para grades dançarinos, Carlinhos de Jesus e Jaime Arouche”, citou Oliveira. “A cidade ganha em expressão artística, turística, cultural, social e educacional, podendo virar um polo atrativo em diversos segmentos”, disse o vereador, por ocasião da aprovação em plenário.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba