Dom Peruzzo recebe o título de Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2018 11h25, última modificação 03/11/2021 07h53

Na noite desta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o título de Cidadão Honorário ao arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. A iniciativa foi do vereador Tito Zeglin (PDT). Em sua saudação ao homenageado, Zeglin lembrou que Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960 e é natural de Cascavel/PR. A sessão solene foi conduzida por Serginho do Posto (PSDB), presidente do Legislativo.

Dom Peruzzo foi ordenado sacerdote e presbítero da arquidiocese de Cascavel em 1985, vindo a se graduar em filosofia e teologia, sendo mestre e doutor em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma (Itália). Em 2005 foi nomeado bispo de Palmas-Francisco Beltrão pelo então papa Bento XVI, tendo como lema episcopal: "Fazei discípulos, ensinai". Em 2015, foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba pelo papa Francisco.

O mais novo cidadão honorário de Curitiba – pela lei municipal 14.972/2016 – também exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e bispo referencial da Catequese no Regional Sul 2 do Paraná. No começo de novembro, ele esteve em visita à CMC. "Para nós é uma honra tê-lo em nosso município e poder chamá-lo de irmão curitibano, a partir dessa noite, oficialmente. Dom José Peruzzo tem uma história de vida baseada na obediência a Deus, seguindo os ensinamentos de Cristo e da Igreja. Seu lado humano levou-o a fazer muitas ações não somente em nossa cidade", disse Zeglin.

O autor da homenagem lembrou que, em dezembro de 2015, o arcebispo foi condecorado com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta comenda do Estado, por sua contribuição ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil. "Por todos os grandes trabalhos de evangelização dedicados a Curitiba, nada mais justo que Dom José Antonio Peruzzo seja agraciado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba, homenagem mais do que merecida para quem tanto vem fazendo para a comunidade curitibana", finalizou.

Em seu agradecimento, Dom Peruzzo disse que tem dificuldades em falar sobre si mesmo. "Quem não sabe ser grato, jamais saberá ser justo", disse o religioso. Nas palavras dele, “a Câmara é muito respeitosa comigo, não por dever, mas por uma gentileza que brota de sua própria interioridade”. O arcebispo ainda afirmou ter sido escolhido por Curitiba e destacou que a Igreja Católica esteve presente na história da cidade desde os seus primórdios. “Curitiba atravessou os séculos e o cristianismo fez parte de sua história”, salientou. Ele ainda foi homenageado por Fernanda Aparecida Gatti Lopes, representante dos grupos da Catequese e da Infância Missionária.

Balanço
Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa, salientou o bom relacionamento entre a CMC e a Arquidiocese de Curitiba e fez um breve balanço da atual legislatura. “Fizemos uma economia de R$ 130 milhões, valor que será devolvido à prefeitura para ser usado em programas e políticas públicas”, disse. O vereador também destacou a ampliação da transparência e do controle social dos atos da Casa. “Até 20 de dezembro iremos inaugurar o Portal da Transparência que já existe, mas foi aprimorado para exibir informações sobre os vereadores, sobre como são gastos os recursos e sobre a estrutura do Legislativo.”

Presenças

A mesa de honra da sessão solene contou não só com a presença do homenageado e dos vereadores Tito Zeglin e Serginho do Posto, mas também de Eduardo Pimentel Slaviero, vice-prefeito de Curitiba; Márcia Cecília Huçulak, secretária municipal da Saúde; Dom Amilton Manoel da Silva e Dom Francisco Cota, bispos auxiliares de Curitiba; tenente-coronel Vanderley Rothenburg, representando a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; cônsul Thomas Neves, presidente do Corpo Consular do Paraná.

Também estavam presentes Tico Kuzma (Pros), Oscalino do Povo (Pode), Mauro Ignacio (PSB), Geovane Fernandes (PTB) e Marcos Vieiras (PDT). Além de Siumara Weber Hakim, secretária do vice-prefeito; Eliseu Sebastião Rocha, representando a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Nadia Oliveira de Moura; José Luiz Cazela, chefe de gabinete da PUC-PR, representando o magnífico reitor Waldemiro Gremski; Antonio Borges dos Reis, ex-vereador por Curitiba e conselheiro da Pastoral da Pessoa Idosa; Rose Mery Buffara de Camargo Viana, representando o deputado estadual Ney Leprevost; Eduardo de Oliveira Filho, gerente de projetos do Hospital Nossa Senhora das Graças; Vera Lúcia e Silvio Ralf Wunsch, coordenadores de Catequese do Santuário do Perpétuo Socorro. A cerimônia foi acompanhada pelo Coral das Comunidades.

Confira todas as fotos da solenidade no Flickr da CMC.