Pregão eletrônico: Câmara de Curitiba divulga dois novos editais
*A notícia foi atualizada, no dia 22 de setembro, às 18h, para corrigir os dados, em razão da republicação do edital, agora numerado como pregão eletrônico 10/2025.
Na última semana, foram divulgados pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dois novos editais de pregão eletrônico, a serem realizados pelo Portal de Compras do Governo Federal. A concorrência 10/2025 está programada para acontecer no dia 2 de outubro, para escolher empresa de locação de máquinas self-service de bebidas. Já o pregão 8/2025 será no dia 6 de agosto, para contratação de produtora audiovisual para atender demandas da Diretoria de Comunicação Social, em especial os programas do CMC Podcasts.
Para ambos os editais, a lista de documentos exigidos já está disponível no Portal da Transparência do Município de Curitiba. Pedidos de esclarecimentos ou impugnação devem ser feitos pelo e-mail fornecido no edital até três dias úteis antes da data de realização do certame. No Portal de Compras do Governo Federal, a Câmara de Curitiba é identificada pelo código UASG 927631. Essa sigla é referente ao termo Unidade de Administração de Serviços Gerais, que é como são chamados os órgãos públicos dentro do sistema eletrônico.
Pregão eletrônico 10/2025 será realizado no dia 2 de outubro
No Portal da Transparência do Município de Curitiba, é possível acessar o edital, o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do pregão eletrônico 10/2025. Nesses documentos, a CMC explica que a contratação da empresa especializada na locação de máquinas automáticas de bebidas quentes, tipo self-service, deverá incluir o fornecimento dos insumos, instalação, manutenção e demais serviços associados. Segundo o Estudo Técnico Preliminar, a adoção do modelo de locação com fornecimento integral proporciona maior comodidade e economia, ao transferir à empresa contratada a responsabilidade pelo abastecimento e funcionamento dos equipamentos.
Na documentação, a CMC diz que o objetivo é atender com agilidade e praticidade à demanda diária de servidores, vereadores e visitantes, sem a necessidade de alocar mão de obra específica para o preparo ou controle dos produtos. A medida busca garantir o fornecimento contínuo de café, leite, chá, chocolate e outras bebidas, com controle de qualidade, padronização no serviço e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. A licitação é dividida em oito itens, reunidos em um grupo único, com julgamento pelo critério de menor preço global. O valor máximo previsto para a contratação é de R$ 1.174.743,84, para um período de 24 meses.
No dia 6 de agosto, a CMC terá o pregão eletrônico 8/2025
As empresas interessadas em prestar serviços de produção audiovisual para a Câmara de Curitiba podem consultar, no Portal da Transparência do Município de Curitiba, o edital, o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do pregão eletrônico 8/2025. O objetivo da CMC é ampliar e qualificar os conteúdos de vídeo veiculados em seus canais institucionais, abrangendo a criação de roteiros, captação, gravação, edição e finalização de episódios de videocast, vídeos institucionais, peças informativas e novos formatos de programas voltados à população. A contratação está alinhada ao Planejamento Estratégico 2022–2031 da CMC, que prevê o fortalecimento da comunicação pública, especialmente nas redes sociais e no YouTube.
No Estudo Técnico Preliminar, a Câmara de Curitiba cita dois fatores para justificar a contratação. Primeiro, a crescente demanda da Diretoria de Comunicação Social (DCS) por conteúdos audiovisuais para ampliar a divulgação institucional para a população. Também cita a limitação da equipe interna da DCS, insuficiente para atender a todas as frentes de transformação digital do órgão. Com previsão de execução parcelada conforme a demanda, o contrato abrangerá, ao longo de um ano, até 144 episódios de videocast, 120 vídeos de conteúdo, dois vídeos institucionais ou manifesto e 24 programas externos especiais. O valor global máximo estimado para a contratação é de R$ 622.808,88.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba