Diretores apresentam à Mesa da CMC andamento da reforma do prédio central

por José Lázaro Jr. — publicado 19/01/2021 17h10, última modificação 19/01/2021 22h34
Obras devem acabar em fevereiro, com renovação do telhado e substituição de materiais antigos por tecnologias mais modernas.
Diretores apresentam à Mesa da CMC andamento da reforma do prédio central

Reunião atende a pedido do presidente Tico Kuzma, de avaliação dos atuais contratos da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por mais de duas horas, na manhã desta terça-feira (19), membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros vereadores puderam se inteirar sobre o andamento da reforma do prédio central do Legislativo e a respeito do estudo sobre a ergonomia do mobiliário da CMC. A atividade atende a um pedido do novo presidente, Tico Kuzma (Pros), que solicitou aos diretores um panorama dos principais contratos em execução pela administração em reunião realizada dia 12 (leia mais).

> Confira aqui as imagens da reunião sobre a reforma do prédio central no Flickr da CMC.

“Com a atualização sobre os contratos, poderemos melhor avaliar como proceder e quais serão as prioridades”, comentou Tico Kuzma. Da Mesa, além do presidente da CMC, participaram da atividade Alexandre Leprevost (SD), vice-presidente, Professora Josete (PT) e Professor Euler (PSD), segunda e terceiro secretários, respectivamente. Também os vereadores Mauro Bobato (Pode), Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo), Osias Moraes (Republicanos), Serginho do Posto (DEM), Herivelto Oliveira (Cidadania), Dalton Borba (PDT) e Pier Petruzziello (PTB).

À frente da exposição, Everton Beckert, chefe do Departamento de Administração e Finanças (DAF), contextualizou a necessidade de reforma do prédio central da CMC, localizado entre os anexos 1 e 2, em frente ao pátio do estacionamento. Segundo Beckert, a estrutura tinha problemas sérios com infiltrações nos telhados e subaproveitamento das redes elétricas e lógica, cujas ampliações ao longo dos anos não consideraram a interferência mútua provocada pelo compartilhamento de canaletas, por exemplo. 

O chefe do DAF apresentou fotos de como era o prédio e, com o apoio de Adriana da Luz Pereira, da Diretoria de Patrimônio e Serviços (DPS), explicaram as decisões tomadas pela administração, que resultaram na substituição do antigo telhado de madeira por outro, com estrutura metálica e calhas, por exemplo, para que as infiltrações não voltem a ocorrer, como no passado, quando elas danificaram equipamentos e materiais da CMC. A exposição foi acompanhada pelo diretor-geral da CMC na gestão Sabino Picolo, Daniel Dallagnol, e pela servidora Jussana Marques, designada para ocupar esta função no biênio 2021-2022. 

Orçada inicialmente em R$ 918 mil, o valor total da reforma recebeu aditivo de 13% após a empresa de engenharia vencedora da licitação, a Alberti e Furuya Ltda., recalcular a necessidade de aço para a fixação do novo telhado (confira o contrato). No prédio central, funcionam diversos setores administrativos da CMC, como o Cerimonial, a Comunicação Social, a Redação, a Taquigrafia e o Apoio Procedimental. Na atividade, foi informado que a obra deve ser concluída em fevereiro e que não há perspectiva de novos aditamentos ao contrato.

Na segunda parte da atividade, a diretora de Administração e Recursos Humanos, Amanda Moreno, apresentou a necessidade de renovação do mobiliário da CMC e que a instituição tem realizado estudos de ergonomia para preparar essa licitação. Levantamento da DPS indica haver a necessidade de, por exemplo, adquirir 1.200 cadeiras de tipos variados. O número foi debatido durante o encontro e o planejamento da compra será pautado em novas reuniões da Mesa Diretora.