Direitos humanos, Polícia Federal e mais notas do dia 10 de agosto

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 10/08/2022 14h35, última modificação 10/08/2022 15h01
Confira o registro dos debates, visitas em plenário, proposições lidas no pequeno expediente e outros conteúdos. 10 de agosto
Direitos humanos, Polícia Federal e mais notas do dia 10 de agosto

Notas da sessão plenária da CMC de 10 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Direitos humanos I
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, na sessão desta quarta-feira (10), grupo com mais de 60 pessoas, entre agentes políticos e servidores, de diferentes municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A visita à instituição abriu o primeiro dia do curso “Projetos de lei e ações governamentais desenvolvidos através da Procuradoria Especial da Mulher nos Municípios, com ênfase nos direitos da Mulher”, realizado por empresa com treinamentos na área da gestão pública.

Direitos Humanos II
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nessa terça-feira (9), foi registrado em plenário. A data foi instituída pela ONU, em 1995. Se faz necessário que as autoridades possam de fato lutar por aqueles que precisam de inclusão”, disse o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Uma das demandas na área, segundo ele, é a questão da Casa de Passagem Indígena de Curitiba.

Polícia Federal
Vereador informou ter sido
 intimado para prestar depoimento à Polícia Federal. “Fui intimado a depor na Polícia Federal porque a Procuradoria da Mulher [ProMulher] desta Casa representou contra mim”, relatou Eder Borges (PP). Defendendo ter “posições bem definidas”, ele declarou que o episódio foi motivado “por um comentário da minha bancada”, durante um debate em plenário.

Defesa da democracia
Ato
em defesa da democracia e do sistema eleitoral, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nessa terça-feira (9), foi elogiado em plenário. “A desinformação, como todos nós sabemos, é um desserviço à democracia”, opinou Dalton Borba (PDT). Noemia Rocha (MDB) emendou que também é necessário fortalecer a participação feminina na política.

Registros em plenário
Vereador felicitou a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) pelo 168º aniversário, comemorado nesta quarta-feira (10). O técnico administrativo Rodrigo Verri Fraga Schnekenberg, mais novo servidor do quadro efetivo da Câmara Municipal, foi apresentado em plenário. Empossado na tarde dessa terça-feira (9), ele integrará a equipe do Departamento de Processo Legislativo (Deprole). Os vereadores foram convidados a participar de celebração nesta quinta-feira (11), às 11h, em comemoração ao 96º aniversário do arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. O primeiro registro foi feito por Sidnei Toaldo (Patriota). Os demais, por Tico Kuzma (Pros).

Conquistas da enfermagem
P
arlamentar falou do evento do Sindicato dos Servidores Municipais da Enfermagem de Curitiba (Sismec) que empossou, na semana passada, a diretoria da gestão 2022-2026. “gente celebrou também a sanção do novo piso salarial [nacional]. Nós esperamos que Curitiba saia na frente com essa proposta”, completou Noemia Rocha (MDB).

Substitutivo geral*
Um substitutivo geral (031.00053.2022) altera a redação de projeto de lei que dispõe sobre a organização do sistema de transporte coletivo de Curitiba (005.00128.2022). Do teor original, ele acrescenta incisos ao artigo 32 da lei 12.597/2008, com o objetivo de regulamentar o transporte de cães-guia e animais domésticos de pequeno porte no transporte público do município.

Comunicação aumentativa*
Em resposta a questionamentos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), requerimento anexa informações suplementares ao projeto de lei que dispõe sobre Linguagem Simples e Comunicação Aumentativa e Alternativa, pedindo a tramitação da proposta (005.00167.2021). Direcionado à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, o documento indica, por exemplo, a fonte orçamentária que poderia viabilizar a iniciativa (045.00090.2022).

Exames de mamografia*
Em resposta a questionamentos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), requerimento anexa manifestação do autor à proposta de lei (005.00013.2022) que determina a divulgação do número de exames de mamografia realizados pela rede pública de saúde. O documento defende a legalidade da matéria, para que a mesma seja reavaliada pelo colegiado e possa seguir a tramitação na CMC (045.00091.2022).

Questionamentos à Mesa*
Dois requerimentos fazem questionamentos à Mesa Diretora da CMC. O primeiro solicita dados sobre termo de convênio assinado com entidades sem fins lucrativos (064.00002.2022); o segundo, sobre respostas de pedido de informações oficiais ao Município (064.00003.2022).

Restrições eleitorais I
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Restrições eleitorais II
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (
saiba mais).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba