Dia do Síndico é comemorado na Câmara

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/12/2023 10h03, última modificação 04/12/2023 10h03
A homenagem teve a iniciativa do vereador Osias Moraes, presidente da Frente Parlamentar Condominial da Câmara Municipal de Curitiba.
Dia do Síndico é comemorado na Câmara

O Dia do Síndico foi celebrado na Câmara, com homenagens a síndicos, administradoras de condomínios e prestadoras de serviço.(Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta sexta-feira (1), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para homenagear o Dia do Síndico. O vereador Osias Moraes (Republicanos), proponente da homenagem e presidente da Frente Parlamentar Condominial da Câmara, esclareceu que a solenidade teve por fim exaltar o trabalho de síndicos, administradoras de condomínios, prestadoras de serviço e outras entidades envolvidas na administração de condomínios. 

A mesa foi composta por: vereador Osias Moraes, primeiro-secretário da Casa e presidente da Frente Parlamentar Condominial de Curitiba; Mauro Sant’Anna, especialista em Estratégia de Segurança e diretor regional do grupo Hagana Curitiba; Andre Zacarias Tallarek de Queiroz, vice-presidente da Associação dos Condomínios do Brasil, advogado e sócio-proprietário das Empresas Garantidoras de Condomínios do Brasil; Nilara Piekas, engenheira civil e proprietária da Piekas Engenharia; Heros Holub Sandano, economista, diretor de seguro e idealizador dos Encontros de Síndicos; Tânia Maria Gomes, embaixadora do Bem; Péricles Alves Pinto, do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia.

Assista à sessão solene no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da cerimônia no Flickr da Câmara.

Saudação

Para Osias, os homenageados da noite (síndicos, administradoras e prestadoras de serviços) são guardiões do tesouro coletivo. “Uso a expressão ‘tesouro coletivo’, porque o condomínio passou a ser o lugar do nosso maior tesouro, nossa casa, onde vivemos com nossas famílias e mantemos nossos bens. O lugar onde convivemos com quem amamos. E esse lugar precisa de um guardião”, disse o vereador. Para ele, a atuação do síndico é necessária e merece valorização, pois envolve desafios como o a manutenção das instalações, a gestão financeira e a gestão de conflitos. “Todos os dias o síndico precisa apagar um incêndio”, afirmou Osias. 

Na visão do parlamentar, síndicos não são somente gestores de espaços, mas verdadeiros cooperadores que promovem a empatia e a humanidade entre os condôminos. “Nesse sentido”, explicou Osias Moraes, “criamos a Frente Parlamentar Condominial da Câmara Municipal de Curitiba, iniciativa que visa aproximar o Poder Público dos condomínios”. De acordo com ele, trata-se da primeira frente parlamentar que dá atenção específica aos condomínios.

Ainda segundo Osias, a frente é uma “ação pioneira e audaciosa, criada para discutir, propor e implantar projetos de lei, que moldem e aprimorem o cenário condominial em nossa cidade, vindo a ser a garantia de os condomínios em nossa cidade se tornem espaços harmoniosos seguros e sustentáveis”. Ao final da fala do vereador Osias, foi exibido um vídeo com imagens da instalação da Frente Parlamentar Condominial em 10 de agosto desse ano.

Frente Parlamentar Condominial da Câmara Municipal de Curitiba

Heros Holub Sandano, economista, diretor de seguro e idealizador dos Encontros de Síndicos, iniciou sua fala enfatizando o valor da frente parlamentar e se disse sensibilizado com as manifestações de apoio à iniciativa. No entendimento de Heros, “havia uma carência de comunicação entre a indústria condominial no Brasil (que fatura 120 bilhões anuais) e o poder público. A frente parlamentar é a materialização da expectativa nutrida por anos pelos condomínios de ter seus direitos representados, de serem reconhecidos”.

Sandano disse ainda que, dos 15 mil condomínios existentes na cidade, cinco mil já se manifestaram favoráveis à frente. “É um público representativo, um terço do total, mas queremos aumentar a participação e o próximo passo é a plenária que será realizada em março 2024”, concluiu.

Mauro Sant’Anna, especialista em Estratégia de Segurança e diretor regional do grupo Hagana Curitiba, representando o grupo de estudo da frente parlamentar, lembrou que recentemente Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo. “Hoje, como cidadão que reside em Curitiba, executivo que atua na capital, tenho orgulho em afirmar que nossas soluções contribuem com a cultura de segurança da cidade”, disse ele.

Sant’Anna enfatizou também que Curitiba representa um enorme potencial de mercado na área de condomínios e que “condomínios promovem o desenvolvimento da cidade, geram empregos e atuam em colaboração com o poder público na rastreabilidade dos delitos que acontecem nos condomínios".

Nilara Piekas, engenheira civil e proprietária da Piekas Engenharia, afirmou que condomínios são sua vida. “A exemplo de muitos de vocês, também sou síndica. Justamente por trabalhar com questões condominiais, eu não pensava em ser síndica, mas a realidade é que alguém tem que se doar em prol do condomínio e muitos de vocês têm essa rotina. Um trabalho que demanda muito amor”, disse Nilara.

A engenheira comentou o fato de que a atividade de síndico mudou muito nos últimos vinte anos. “Hoje tem de saber um pouco de engenharia, de trâmite de documentação. Tem os aspectos jurídicos, a responsabilidade civil e a criminal e mais as questões pessoais. O síndico precisa, às vezes, ser psicólogo”, disse Nilara Piekas. Ela concluiu reforçando a importância da frente parlamentar enquanto ponte entre a administração pública e os condomínios.

Condomínios, são organismos vivos e dinâmicos

Andre Zacarias Tallarek de Queiroz, vice-presidente da Associação dos Condomínios do Brasil, advogado e sócio-proprietário das Empresas Garantidoras de Condomínios do Brasil, esclareceu de início que estava representando as empresas prestadoras de serviço. Para ele, condomínios, são organismos dinâmicos e vivos com uma quantidade muito grande de inter-relações, entre elas, as que se estabelecem entre os moradores e os prestadores de serviço. “Aproveito esta data – Dia do Síndico – comemorada no dia 30 de novembro, para fazer uma homenagem aos demais entes que circundam e colaboram com o condomínio." 

Ele frisou a importância das administradoras de condomínios, que fazem o serviço de organização (contabilidade, questões fiscais e tributárias, folha de pagamento, e todas as atribuições que o síndico pode delegar conforme prevê a lei civil. “Outro prestador de serviço são as garantidoras de condomínios, criadas para administrar especificamente problemas de inadimplência. É necessário manter o fluxo de caixa para que o síndico possa ter a tranquilidade na sua gestão”, disse Tallarek, que também lembrou o fato de as garantidoras terem surgido inicialmente em Curitiba, antes de se espalharem pelo Brasil.

Ele ainda destacou outras questões, como a segurança do condomínio, a contratação de empresas de terceirização de mão-de-obra e o funcionamento da portaria, entre outros aspectos. Ele concluiu ressaltando a importância da frente parlamentar para a comunicação e a formulação de ideias.

Homenageados

Receberam Votos de Congratulações e Aplausos:

Mauro Sant’Anna, especialista em Estratégia de Segurança e diretor regional do grupo Hagana Curitiba; Andre Zacarias Tallarek de Queiroz, vice-presidente da Associação dos Condomínios do Brasil, advogado e sócio-proprietário das Empresas Garantidoras de Condomínios do Brasil; Nilara Piekas, engenheira civil e proprietária da Piekas Engenharia; Heros Holub Sandano, economista, diretor de seguro e idealizador dos Encontros de Síndicos. 

Síndicos: Darci Pereira da Fonte, síndico do Condomínio Residencial Spazio Castel di Bettega; Juliano Rabelo, da empresa Rabelo Administradora de Condomínios; e Rita Hildebrando, representando Gabriel Luciano Batista de Oliveira da empresa Wog Síndicos Profissionais. 

Prestadoras de Serviços: Daniele de Oliveira, da empresa Garante Atalaia e Grupo Parnaso; Rosane Aparecida Vieira, da empresa Duplique Desembargador; e Zoraide Machado, da empresa Condoplus Soluções em Cobranças;

Administradoras de Condomínios: Sandra Gardeman, da empresa EG Condomínios; Taís Batista de Oliveira, da empresa Converge Administradora de Condomínios; e Djalma Rodrigues de Lima, da administradora Smarti Contabilidade Imobiliária. 

Entidades: Tânia Mary Gomez, representando a entidade Embaixadoras do Bem; Péricles Alves Pinto, do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia; e Maria de Fátima Galvão, representando o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).

A Frente Condominial é composta pelos vereadores: Osias Moraes (Republicanos), presidente; Ezequias Barros (PMB), vice-presidente; Bruno Pessuti (Pode); Herivelto Oliveira (Cidadania); Jornalista Márcio Barros (PSD); Oscalino do Povo (PP); Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Rodrigo Reis (União); Sargento Tânia Guerreiro (União); e Tico Kuzma (PSD).