Dia do Empreendedor é comemorado na Câmara de Curitiba

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 06/10/2023 16h29, última modificação 06/10/2023 16h29
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/PR, micro e pequenas empresas e empreendedores individuais representam 89,8% das empresas do Paraná.
Dia do Empreendedor é comemorado na Câmara de Curitiba

Em iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros, a Câmara promoveu uma sessão solene para comemorar o Dia do Empreendedor. (Fotos: Rodrigo Fonseca/PR)

Nesta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene em alusão ao Dia do Empreendedor. A iniciativa do evento foi do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que presidiu a sessão. Além dele, compuseram a mesa: Antonio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP); Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR; Antoninho Caron, presidente do Ciee/PR; Lucas Rocha, empreendedor e apresentador da Rede Massa; Greisy Kelly Robassa Ferraz, empreendedora proprietária da Reuse House Brechó; e Igor Cézar Ferreira, empresário, proprietário da Potência Brasil Truck. 

Também participaram da sessão solene: Ricardo Canzian, vice-presidente e coordenador do Conselho Político da ACP; Paulo Roberto Brunel Rodrigues, vice-presidente e tesoureiro da ACP; Malu Gomes, diretora da ACP e do Conselho de Segurança da Região Central; Yuris Tomsons, vice-presidente da ACP; Alex Mendes, representando a Secretaria de Justiça, e o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda; Paulo Nauiack, representando a Fecomércio; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; Márcia Schier, ex-vereadora curitibana e coordenadora do Centro Vivo e do Comitê de Lojistas; Newton Campos, vice-presidente da ACP; Celso Bernardo, diretor-presidente da Fundação Alfa de Previdência e Assistência Social; e Daniel Fila, vice-presidente da ACP.

Assista à solenidade no Canal da CMC no YouTube

Saudação

Márcio Barros iniciou a saudação aos homenageados, comentando que a palavra empreendedorismo entrou na moda, surgindo centenas de supostos especialistas nas redes oferecendo fórmulas de sucesso fácil. Para o vereador, a única fórmula que produz resultados consistentes na área é a persistência. Márcio Barros entende que a realização dessa homenagem, além de uma exaltação ao esforço, funciona também como um incentivo. “É necessário prosseguir e ter persistência. Como vereador, tenho uma competência limitada, mas estamos avançando em situações específicas como o projeto de lei que libera o horário do comércio”, disse o parlamentar.

Barros destacou o papel da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Sebrae e do Ciee/PR. “Empreender é mais do que uma simples atividade comercial. É um ato de visão e de determinação. Vocês são os agentes propulsores da economia, criadores de empregos, catalisadores da inovação”, concluiu.

Sebrae

Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, disse que a palavra “persistência” empregada por Márcio Barros para caracterizar o empreendedorismo é a mais adequada. “Temos de comemorar a atitude dos empreendedores, disse Tioqueta que citou alguns números: 89,8% das empresas formais em atuação no Paraná atualmente são microempresas, pequenas empresas e empreendedores individuais. Esse setor é responsável por 57,5% dos empregos formais, o que equivale a 49% da massa salarial. “A responsabilidade que vocês têm na economia brasileira tem de ser comemorada”, afirmou Tioqueta.

Ele frisou que o Sebrae atende empresas no sentido de viabilizar suas operações, oferecendo ideias e planejamentos que podem melhorar a gestão. De acordo com ele, até o final de setembro, o Sebrae/PR atendeu 487 mil empresas, equivalente a um terço das empresas paranaenses. “Queríamos atender 100% das empresas atuantes no estado e estamos trabalhando para que isso um dia aconteça”, disse. Tioqueta lembrou que a entidade ganhou uma sala de atendimento em cada uma das dez Ruas da Cidadania de Curitiba e também mais cinco escritórios em locais diversos da cidade. “Na Feira do Empreendedor, foram 17 mil empresas atendidas”, disse. Ele concluiu informando que todas as empresas homenageadas na sessão solene terão direito a quatro horas de atendimento e diagnóstico de suas atividades por especialistas em empreendedorismo do Sebrae/PR.

Ciee/PR e ACP

Antoninho Caron, presidente do Ciee/PR, lembrou que a entidade tem 56 anos de existência e por ela já passaram mais de 1,6 milhão de jovens aprendizes e estagiários que encontraram uma forma de ingressar no mercado de trabalho. “Neste momento, tenho 31 mil estagiários 6,5 mil menores aprendizes que eu tutelo para que eles sejam os empreendedores do amanhã”, disse Caron. Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP, iniciou sua fala lembrando os 133 anos de história da associação comercial, entidade que tem como patrono o Barão do Serro Azul – para Deggerone, um grande exemplo de empreendedor. “Além de fundar a ACP, [Serro Azul] também participou da fundação da Impressora Paranaense, do Clube Curitibano e também esteve envolvido na criação do Passeio Público, em 1886. Tudo que ele conseguiu veio do empreendedorismo”, disse o presidente da ACP.

Criatividade e determinação

Lucas Rocha, empreendedor e apresentador da Rede Massa, disse ser uma honra compor a mesa, pois a última vez que esteve na Câmara Municipal de Curitiba foi em uma das muitas homenagens feitas pela Casa ao seu pai, o falecido comunicador Gil Rocha. Ele mencionou as inúmeras dificuldades que um empreendedor precisa passar no país. “O fechamento de empresas no Brasil é expressivo em comparação a outros países, mas o brasileiro tem muita criatividade e determinação, além de coragem para enfrentar os problemas”, disse Lucas Rocha.

Agradecimento

Igor Cézar Ferreira, empresário, pronunciou o agradecimento em nome dos homenageados. “Muitas vezes, o empreendedor é rotulado como o ‘milionário’, mas ele é aquele que luta no balcão de domingo a domingo, paga seus impostos, cumpre todas obrigações e protocolos pra oferecer o melhor. Empreendedores são pessoas de raça. Merecem muito respeito de todos nós”, disse Igor. Para ele, o principal fator no empreendedorismo é conhecer a própria empresa, o DNA do negócio. “Alguns colocam seu foco em pagar as próprias contas e as do negócio. Mas isso é só a meta. O alvo pra conseguir prosperidade é mais além”, afirmou. Empresário à frente da Potência Brasil Truck, Ferreira disse que eventuais problemas do país não devem desestimular os empreendedores de seus propósitos.

Veja as fotos do clicando no banner abaixo:

06/10/2023 - Sessão Solene - Dia do Empreendedor

Homenageados

Ademir Carmo da Silva, representando Carmo & Rodrigues Restaurante LTDA; M Techne Engenharia, representada por Aélcio Miquelato Filho e Rodrigo de Oliveira Matos; Ragnar Rocker CWB Molhos e Especiarias LTDA, representada por Ana Paula Sgaraboto; Jornal Interbairros, representado por Carlos Cesar Michaliszen; Curitiba Lubrificantes, representada por Cristiano Marques de Lima; Namur Estética Avançada, representada por Danielle Namur Teixeira; Doris Beraldo & Cia LTDA, representada por Doris Beraldo; Ótica Airozo, representada por Johnny Airozo e Naiane Gomes; Cantinho das Miudezas, representado por Enoque Duarte; Madame Biju, representada por Ester dos Santos Cois; Pet Shop Quintessência LTDA, representada por Fabiano Rogerio de Almeida; Quatro Estações, representada por Fátima e Araújo Machado; Portal Nosso Dia, representado por Geovane Rodrigues Barreiro; Empório Sementes do Campo, representado por Giovani Prestes de Souza; Espaço Bugiganga, representado por Gisele Pereira; Cilios Club, representado por Graziele Patrício; Reuse House Brechó, representado por Greisy Kelly Robassa Ferraz; Massoni Odontologia LTDA, representado por Iago Vinícius Massoni Ferreira; Potência Brasil Truck, representada por Igor Cesar Ferreira; Amora Amor, representada por Ivana Padilha; Bar do Alemão, representado por Jorge Tonatto; Instituto ICG, representado por Josué Muller; Adam Robo, representada por Juliano de Moraes Santos; KN Eventos, representada por Karine Miniskiskosky; Burguer Bar LTDA, representado por Débora Alves Braz Moreira e Diego Ramon dos Santos; Plato Forte Embreagens LTDA, representada por Lincoln Gabriel Vaz; Russo Lima Fotografias, representada por Russo Gonçalves de Lima; Rock Brasil Produções LTDA, representada por Marcelo dos Santos; Eco Medical Center, representado por Marcos César Jorge dos Santos; By Nomads, representada por Milena Bizzotto Kroeff; Mohana Produtos Pet, representada por Mohana Facina e Daniel Augusto Facina; Curitiba Honesta, representada por Nilcéia Gonçalves de Almeida e Sérgio Luis Medeiros; Papel de Parede Arte e Cia, representada por Robson Ferreira Piva; Odonto Rebouças, representado por Sergio Takeo; Exclusiva Veículos, representada pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone; Piats Empreendimentos, representado por Alex Sandro da Silva; Fábrica de Prendedores de Roupas Brilho Brasil, representada por Cinthia Dyba Stephens e Márcio Daniel Nardino; CPR Restaurante, representado por Diego de Jesus; Pet Falante, representado por Leandro Barbosa Santa Clara; Mais Acrílicos Comunicação Visual, representada por Cristian Prado Carbelo e Ricardo Augusto Morais; Estética Canina Flor de Liz, representada por Marivani de Lima de Souza; e Bar South Beer, representado por Débora Cristina de Andrade Malheiros.