Dia da Mulher: Ex-vereadoras de Curitiba são exemplo de motivação

por Assessoria Comunicação publicado 08/03/2018 15h05, última modificação 26/10/2021 09h59

“Eu tenho a missão de preparar outras colegas para que venham a disputar [eleições]”, afirmou a ex-vereadora Maria Goretti, assessora executiva do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Márcia Schier diz ter “dado um tempo” na política, mas está engajada no Movimento Pró-Paraná e é diretora na Associação Comercial (ACP). Rosa Maria Chiamulera gostaria de ter um programa de rádio para mostrar às pessoas como se alimentar melhor. Até pouco tempo, Roseli Isidoro coordenava a primeira Secretaria da Mulher das capitais brasileiras, na Prefeitura de Curitiba.

Dia da Mulher: vereadoras defendem maior participação na vida pública


Neste momento elas não têm mandato na Câmara Municipal, mas seguem sendo exemplo de mulheres motivadas que atuam ativamente na política. As quatro estiveram no Legislativo nesta quinta-feira, 8 de março, para a reinauguração da Galeria das Vereadoras. O filho da ex-vereadora Marlene Zannin, Rodolpho Zannin, atual assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, também veio prestigiar o evento que iniciou o dia de comemorações no Legislativo. “Acho que ficou um espaço maravilhoso, especialmente nesses tempos de empoderamento feminino. Reafirma Curitiba como uma capital brasileira que valoriza as suas mulheres. É uma iniciativa que deve ser replicada”, elogiou.

A Galeria das Vereadoras, inaugurada inicialmente em 2014, agora foi revitalizada para abrigar não só as biografias das mulheres que foram eleitas para o Legislativo, mas para contar a trajetória das conquistas na luta por direitos iguais no parlamento. Dessa forma, o espaço pretende incentivar um engajamento maior da população feminina na política – hoje, dos 38 representantes do povo na Casa, 8 são mulheres, o que corresponde a 21% do colegiado.

É uma parceria da Câmara de Vereadores com a Fundação Cultural de Curitiba, coordenada pelas diretorias de Comunicação e Cerimonial. “A participação da mulher é fundamental na sociedade”, disse Marcelo Sutil, diretor de Patrimônio Cultural da FCC. No discurso de abertura, Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa, reconheceu a disparidade de representação dos gêneros e disse que a instituição trabalha para reverter a situação. “Hoje é um dia de reflexão, no qual convidamos o público a conhecer a biografia das representantes das mulheres no Legislativo”, afirmou.

Eleitas por eleitoras

“As mulheres precisam se conscientizar, são o maior número de eleitoras e poderiam fazer o maior número de eleitas”, ponderou Schier, num raciocínio que estava presente na opinião de todas as ex-vereadoras. “Nós somos um ser de militância, de atividade, não dá para parar”, comentou Goretti. “Adorei a linha do tempo, pois a gente não pode perder a memória. Há a necessidade de ampliar a participação das mulheres na política”, completou a ex-parlamantar.

“Foi uma honra os dois mandatos representando a população de Curitiba”, avaliou Roseli Isidoro, “mas é um desafio constante”. Ela elogiou a galeria, que também impressionou Rosa Maria Chiamulera. “O projeto dá um destaque às mulheres [vereadoras], que são tão poucas”, lamentou. Chiamulera disse que, mesmo “a vida sendo difícil”, as mulheres “têm que seguir seu sonho, têm que ter uma profissão e se dedicar àquilo que fazem”.

“Força das mulheres”
Representando a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds), Fernanda Richa, a atual chefe do escritório regional de Curitiba da Seds, Larissa Marsolik, entendeu que a Galeria das Vereadoras “é o reconhecimento da Câmara à força das mulheres”. “Lutamos muito para que as mulheres tenham o mesmo acesso a esses direitos, então esse evento consolida essa valorização”, completou.

Representando a presidente da Fundação de Ação Social, Elenice Malzoni, a assessora dos núcleos regionais, Veranice Hayashida, foi na mesma linha: “[as vereadoras] são guerreiras, pois nos representam”. Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, parabenizou o Legislativo pela atitude e pediu apoio na divulgação da Casa, que em 2017 atendeu 11.590 mulheres vítimas de agressão. “Estamos lá para acolher e fazer um atendimento humanizado, não para julgar essa mulher”, destacou.

Acompanhe reportagens especiais sobre as parlamentares na página da Galeria das Vereadoras.