Deputado federal eleito, Aroldo Martins é cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2018 21h00, última modificação 03/11/2021 09h58

Em sessão solene nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu a Cidadania Honorária ao deputado federal eleito pelo PRB e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, José Aroldo Martins. A homenagem foi de iniciativa do vereador Osias Moraes (PRB), autor da lei municipal 15.315/2018 – aprovada pelo Legislativo em outubro desse ano (006.00001.2018).

Nascido em São Paulo (SP), Aroldo Martins tem 57 anos, mais de 3 décadas de pastoreado e 23 anos de episcopado. Graduado em Filosofia e Teologia, Mestre em Gestão Pública e Ciências Sociais e doutor em Direito Internacional, ele é filho de imigrantes cearenses que foram morar em São Paulo. “A mãe era costureira e temos isso em comum, minha mãe também era costureira”, lembrou o vereador, antes de continuar descrevendo a trajetória do homenageado.

O deputado federal eleito também foi presidente da Rede Record Internacional, liderando a distribuição do sinal da emissora para 150 países, em cinco continentes. Osias Moraes destacou que Aroldo Martins ainda atuou como apresentador de rádio e televisão, e é palestrante motivacional desde 1981, promovendo palestras no Brasil, América do Norte, Ásia e Europa.

“Aqui é onde se discute e se pensa o futuro. E nessa Casa também trazemos homens e mulheres que precisam ser vistos, ser reconhecidos”, disse. O vereador complementou: “é preciso homenagear aqueles que têm coragem, têm fé. Tenho a honra de oferecer a vossa excelência o título de Cidadão Honorário de Curitiba”. A homenagem foi estendida à esposa de Aroldo Martins, Meri Jane Martins, que recebeu flores da esposa do parlamentar, Angela Maria de Souza.

“É um privilegio muito grande estar aqui e presidir essa sessão solene, [para] homenagear o deputado federal eleito. Essa é a última sessão solene do ano e agradeço ao presidente Serginho do Posto por me dar essa honra. Esta é a Casa do Povo, onde com muito orgulho e muita honra recebemos todos vocês [amigos e familiares] com muito carinho”, destacou o vereador Toninho da Farmácia (PDT), segundo vice-presidente do Legislativo, que conduziu os trabalhos.

Agradecimento
Aroldo Martins, em seu discurso, destacou que o título de Cidadão Honorário de Curitiba, “ainda que pessoal e carregue meu nome” é, na verdade, daqueles que acompanham a sua trajetória. “Não é meu, individualmente, mas de todos: da minha esposa, da minha família, dos meus companheiros de trabalho, de todos vocês”, frisou.

Sem deixar sua forte ligação com a palavra de Deus de lado, o deputado federal eleito fez questão de enaltecer o Dia da Bíblia, celebrado no dia 9 de dezembro, ao ler uma passagem do livro sagrado que marca o momento em que vive. “É o livro mais nobre, mais traduzido no mundo e que nem mesmo a sabedoria dos grandes consegue igualar a grandeza e profundidade daquilo que é a palavra de Deus”, completou. Ele doou um exemplar da publicação à CMC, que foi entregue a Toninho da Farmácia.

Por fim, a homenagem concedida pelo Legislativo da cidade que o “recebeu de braços abertos” foi encerrada com outra leitura significativa para o homenageado: a do poema “Curitiba Cidade Sorriso”, de Christiano Nunes. “É uma terra abençoada, lugar de prosperidade; belos parques e lindas flores; lindo de verdade; a canção se tornou hino, as mocinhas da cidade. Difícil expressar em palavras o tamanho da sua beleza; metrópole que se preocupa com a natureza; cidade sorriso, exalto sua nobreza”, diz um dos trechos da poesia escolhida por Aroldo Martins para expressar sua gratidão à capital do Paraná.

Confira todas as fotos da sessão solene no Flickr da CMC.

Presenças

Ao lado de Toninho da Farmácia, Osias Moraes, a mesa de autoridades foi composta  pelo major Dalton Gean Perovano, representando a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Audilene Rosa de Paula Rocha; presidente estadual do PRB, Valdemar Jorge; 2º tenente, Rubens Fantinatto, representando o comandante do Cindacta II, coronel aviador Marcos Kentaro Adachi; e o deputado estadual eleito, Alexandre Amaro.

Além dos familiares e amigos de Aroldo Martins, também compareceram à sessão solene a presidente do PRB Mulher de Piraquara, Maria Fernanda Bueno de Mello; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Padro; o vice-presidente do PRB de Colombo, Evandro França; a coordenadora estadual do PRB Mulher, Marcilene Soares; o pastor auxiliar da comunidade Chave de Davi, Mauro Pereira Garajau; o ex-vereador de Curitiba e ex-deputado federal, Oliveira Filho; e o apóstolo da Igreja A Noiva, Luiz Olavo.