Dependentes químicos: Tribuna Livre mostra trabalho da Casa do Servo Sofredor

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/09/2023 12h10, última modificação 29/09/2023 12h15
Trabalho da Casa do Servo Sofredor, com a recuperação de dependentes químicos e do alcoolismo, será apresentado na Câmara de Curitiba.
Dependentes químicos: Tribuna Livre mostra trabalho da Casa do Servo Sofredor

Horta da Associação Casa do Servo Sofredor, no Pinheirinho, ajuda no trabalho com os dependentes químicos. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Na próxima quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe em plenário o frei Kleiton Jesus Ribeiro, presidente da Associação Casas do Servo Sofredor (CSS). Ele apresentará o trabalho social da entidade na Tribuna Livre, a convite do vereador Oscalino do Povo (PP). Criada em 1994, a CSS é uma iniciativa dos freis carmelitas, inspirada pela parábola bíblica do Bom Samaritano, que acolhe dependentes químicos em recuperação e pessoas buscando a superação do alcoolismo.

“A missão da CSS se estende à reintegração dessas pessoas no âmbito familiar e social, contribuindo assim para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e saudável”, justifica Oscalino do Povo, no requerimento da Tribuna Livre (076.00040.2023). “O acolhimento de pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas é uma necessidade. Quem é atendido pela Associação Casas do Servo Sofredor necessita de cuidados em diversas áreas, então a CSS tem uma abordagem abrangente, que engloba aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais”, adiantou.

Como participar de uma Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas das discussões são sugeridos pelos vereadores. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. É vedada apenas a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.