Dalmo Borges é Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h02

A Câmara Municipal de Curitiba entregou, nesta segunda-feira (10), o título de Cidadão Honorário ao médico ortopedista Fernando Dalmo Borges. A sessão, presidida pelo vereador Celso Torquato (PMDB), contou com a presença de familiares, colegas e funcionários de diversas entidades de saúde. A saudação foi feita pelo autor da proposta, vereador Sabino Picolo (PFL), que falou sobre a vida de Borges, desde os tempos em que veio de Minas para Curitiba, para prestar vestibular de medicina.
O homenageado nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica do Paraná, hoje Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), realizando residência médica no hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, e cursos de especializações na Santa Casa de São Paulo e no Mount Sinai Medical Center, nos Estados Unidos. Retornou a Curitiba e iniciou uma carreira de sucesso.
Ingressou como ortopedista nos hospitais César Pernetta e Pequeno Príncipe, além de integrar a equipe de ortopedistas do Hospital das Clínicas. Foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e da Sociedade Brasileira de Lesão Medular. Fundou, junto com o professor Hans Rucker, o hospital e Clínica de Fraturas XV. Foi professor da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da UFPR e da PUC, além de ter sido professor de residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da UFPR, da Clínica de Fraturas e Ortopedia XV e do Hospital César Pernetta.
Em seguida à entrega do título, feita por Sabino Picolo, o médico falou da emoção de receber tão importante honraria de uma cidade como Curitiba e também fez referências à sua esposa, agradecendo a sua compreensão e sua dedicação durante todos esses anos, bem como aos filhos, pelas inúmeras vezes em que esteve ausente, sacrificando momentos de lazer e de férias da família. Contou um pouco de sua vida e carreira, sempre destacando o apoio recebido dos colegas e auxiliares do corpo clínico, dizendo ser um dos momentos mais marcantes de sua vida a cidadania honorária.
Além dos convidados especiais que prestigiaram a solenidade, também estiveram presentes o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur; Otávio D’Avila, representando a deputada estadual Cida Borghetti, e os vereadores Angelo Batista (PP) e Jônatas Pirkiel (PL).
A solenidade foi abrilhantada pelo tecladista Luiz Felipe e pela cantora Mara.