Curitiba terá novos locais de coleta de sangue

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h47

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou projeto de lei do vereador Elias Vidal (PFL) que dispõe sobre a disponibilização de locais para coleta de sangue e hemoderivados nas Ruas da Cidadania, em horário comercial. Destacando o Dia Mundial da Coleta de Sangue, comemorado em 27 de novembro, o vereador salientou que é muito grande a falta do produto nos hospitais da cidade.
Na opinião do parlamentar, não é por falta de interesse das pessoas, mas pela dificuldade que têm para se deslocar até os postos de coleta. “O nosso projeto pretende acabar com este problema, já que as Ruas da Cidadania estão localizadas em locais estratégicos da cidade, de fácil acesso e por onde passam diariamente milhares de pessoas, moradoras de todos os bairros da cidade”, salienta Vidal.
Diversos vereadores destacaram a importância do projeto, informando que não há sangue suficiente para suprir a demanda e que, apesar das campanhas de conscientização realizadas, não se consegue aumentar significativamente o número de doadores. “É comum ver famílias saírem em busca de doadores quando um parente necessita de uma cirurgia de emergência”, disseram.
Fiscalização
Os parlamentares salientaram, ainda, a importância de uma fiscalização severa quanto à qualidade do serviço e para que sangue doado, por ser um produto tão valioso, tenha seu destino garantido.