Curitiba terá Dia Municipal da Educação Adventista

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2013 13h10, última modificação 21/09/2021 07h20
A Câmara de Curitiba acatou, em segundo turno, na sessão desta segunda-feira (18), a criação do Dia Municipal da Educação Adventista. Por proposição do vereador Dirceu Moreira (PSL), a data será comemorada anualmente, em 27 de setembro, e fará parte do calendário oficial de eventos da capital (005.00266.2013).

O autor destacou que a educação adventista em Curitiba teve início em 1896, com o Colégio Internacional, e que hoje reúne 10 mil estudantes. No país, segundo Moreira, os alunos chegam a 160 mil – do ensino infantil ao superior. “A data reconhece o sistema de ensino adventista para a formação de nossos jovens, através da educação cristã”, disse o vereador.

“A Igreja Adventista é referência da educação e nos projetos sociais. A educação cristã é fundamental para nossa sociedade, tão corrompida”, afirmou a líder da bancada evangélica, Noemia Rocha (PMDB). “Nosso estado é laico, mas as diferentes religiões exercem papel importante para a educação”, avaliou o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT).

Também participaram do debate os vereadores Sabino Picolo (DEM), autor do projeto de lei que instituiu no calendário oficial o Dia do Mutirão de Natal da Igreja Adventista do Sétimo Dia (lei nº 14.244/2013), Tico Kuzma (PROS), Jorge Bernardi (PDT), Valdemir Soares (PRB), Toninho da Farmácia (PP) e Chicarelli (PSDC).

Homenagem

Durante a sessão,  diretores e vice-diretores de instituições de ensino adventistas receberam homenagem de Moreira pelo trabalho desenvolvido, também em alusão ao Dia do Diretor de Escola, comemorado no último dia 12. O professor Homero Bubna, diretor da rede adventista na região central do Paraná, fez os agradecimentos em nome dos demais educadores.