Curitiba recebe 40 carros para ampliação no atendimento da saúde

por Filipi Oliveira e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 11/11/2021 16h40, última modificação 11/11/2021 17h30
Câmara de Curitiba participou da solenidade de entrega de veículos utilitários do Governo do Estado para a Prefeitura de Curitiba; evento reuniu o governador Ratinho Jr, o prefeito Rafael Greca, o presidente do Legislativo, Tico Kuzma, e diversos vereadores.
Curitiba recebe 40 carros para ampliação no atendimento da saúde

14 vereadores participaram da solenidade, realizada hoje de manhã no chamado Pavilhão da Cura. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (11), Curitiba recebeu mais 40 carros para compor a frota de veículos da saúde da capital. A entrega, feita pelo Governo do Estado, aconteceu no Parque Barigui, no local onde, há alguns meses, ficava o chamado Pavilhão da Cura, maior local de vacinação contra a covid-19 da capital. No total, 14 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estiveram presentes, além do governador Ratinho Jr e do prefeito Rafael Greca.

Com os novos veículos, a frota municipal fica três vezes maior, uma vez que antes eram apenas 20 carros para os dez distritos sanitários da capital. Os novos veículos são do modelo Gol, da Volkswagen, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas, e cada um custou R$ 34,5 mil, somando mais de R$ 41,7 milhões, segundo informações do Governo do Estado.

O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), em discurso durante o evento, agradeceu os governos por terem ouvido os vereadores durante a pandemia. “Momento difícil, de duplo impacto, que causou problemas na economia e na saúde. Mas nós cumprimos o nosso papel constitucional de levar tudo aquilo que vinha da população à prefeitura e ao governo do estado”, ressaltou Kuzma.

Líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello (PTB) destacou a importância dessa parceria para a sociedade. “A boa relação entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba resulta em ações concretas para as pessoas, com melhoria da qualidade de vida. E a saúde sempre será prioridade”, apontou.

A doação faz parte da renovação da frota da saúde do estado, em que 1.211 automóveis foram adquiridos para os 399 municípios do Paraná. “A entrega desses carros faz parte da nossa estratégia de descentralização da Saúde, fortalecendo municípios em todas as regiões do Estado. Esses carros representam o resgate da Saúde da Família, um programa que leva o médico para perto das pessoas, dentro de casa, atendendo idosos e dando sequência de tratamento a quem apresenta sequelas da Covid-19 e precisa de um atendimento mais personalizado”, afirmou Ratinho Jr.

O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, relembrou como o local do evento foi um marco no combate à pandemia: “É com grande alegria que venho nessa celebração da vida, receber esses veículos fabricados aqui no nosso estado do Paraná, que terão a partir de agora a função de criar o serviço mais presente nas casas das famílias, junto à cabeceira dos doentes acamados. Saúde onde o povo está”. E complementou: “Foi aqui que trabalhamos muito fortemente para debelar a gravíssima pandemia que nos afligiu. Essa entrega simboliza que o cuidado continua”, completou.

A secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak afirmou que os carros “vão servir às nossas 108 unidades de saúde e serão usados pelas 361 equipes da Atenção Primária de Curitiba na continuidade dos cuidados como, visitas aos nossos idosos acamados, de pessoas com sequelas da covid, e outras ações de atendimento de saúde à população”. De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, cada automóvel pode fazer até cinco visitas domiciliares diárias. “São, em média, 200 por dia, chegando a 50 mil atendimentos por ano. Esse reforço é importante agora, na retomada pós-covid”, afirmou o secretário.

Participaram da cerimônia o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak; o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, Marcelo Augusto Machado; os deputados federais Luciano Ducci e Luizão Goulart; e os deputados estaduais Mara Lima e Mauro Moraes. Entre os vereadores, além do presidente Tico Kuzma e o líder do governo na CMC, Pier Petruzziello, estiveram presentes Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Eder Borges, Hernani da Silva, Indiara Barbosa, Jornalista Marcio Barros, Marcelo Fachinello, Mauro Inácio, Oscalino do Povo, Sargento Tânia Guerreiro, Serginho do Posto e Toninho da Farmácia.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato