Curitiba pode instituir Dia Municipal Sem Carro

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 05/09/2025 10h25, última modificação 18/09/2025 14h54
O projeto, da vereadora Professora Angela, busca fomentar a conscientização da população curitibana sobre os impactos negativos do uso de automóveis.
Curitiba pode instituir Dia Municipal Sem Carro

Criação do Dia Municipal Sem Carro busca ser um catalisador para a participação cidadã na cidade. (Foto: Ricardo Marajó/PMC)

*A notícia foi atualizada às 14h47 do dia 18 de setembro para corrigir a informação sobre a tramitação do projeto. No dia anterior à publicação, o projeto havia sido retirado, por meio do parecer da CCJ e instrução da Projuris.

A
Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa um projeto de lei que propõe a criação do “Dia Municipal Sem Carro”, a ser celebrado em 22 de setembro. De autoria da vereadora Professora Angela (PSOL), a proposta visa incluir a data no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba.

O projeto se alinha à lei federal 12.587/2012e seu objetivo é incentivar a reflexão da população sobre os impactos do uso excessivo de automóveis particulares e promover o debate sobre formas alternativas de mobilidade urbana mais sustentáveis

De acordo com a justificativa do projeto, a medida busca contribuir para a redução da poluição do ar e do ruído urbano, além de melhorar a qualidade de vida nas cidades (005.00444.2025). Segundo a Professora Angela, a celebração do Dia Municipal Sem Carro pretende ir além do simbolismo. 

"O transporte coletivo, o uso da bicicleta, a caminhada e outras formas de mobilidade ativa não apenas oferecem benefícios ambientais significativos, mas também promovem melhorias diretas na saúde física e mental da população.”, explica a vereadora.

Para a celebração da data, o projeto afirma que a Prefeitura poderá promover ações para incentivar o uso do transporte público coletivo no dia 22 de setembro, data escolhida para a celebração. Realizar campanhas de conscientização e educação; implantar infraestrutura temporária de apoio; organizar eventos e estabelecer parcerias também estão previstos na proposta.

Segundo a proposta, as despesas para a realização das atividades relacionadas à data deverão ocorrer por meio de dotações orçamentárias próprias do município, podendo ser suplementadas, se necessário.

O projeto de lei foi protocolado no dia 3 de junho e aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (ProJuris). Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor na data de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques