Curitiba e mobilidade urbana: a cidade precisa se reinventar?

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 12/05/2026 10h08, última modificação 12/05/2026 10h08
Debate no Tribuna Cast reúne especialistas para discutir transporte, bicicletas e mudanças climáticas em Curitiba.
Curitiba e mobilidade urbana: a cidade precisa se reinventar?

O podcast foi mediado por Pedritta Marihá Garcia, jornalista da Diretoria de Comunicação da CMC. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

Curitiba já foi referência mundial em mobilidade urbana, mas, diante do aumento do número de carros nas ruas e dos desafios provocados pelas mudanças climáticas, uma nova pergunta começa a ganhar espaço: como a cidade precisa se reinventar para continuar funcionando? Esse é o tema do novo episódio do Tribuna Cast, programa que integra o projeto do CMC Podcasts, da Câmara de Vereadores.

O quinto episódio da temporada 2026 é apresentado pela jornalista Pedritta Marihá Garcia, da Diretoria de Comunicação Social (DCS), e reúne a vereadora Laís Leão (PDT), o arquiteto e urbanista Hermes Nichele, especialista em planejamento urbano, e a ciclista e pesquisadora Viviane Mendonça, que atua com mobilidade ativa.

Ao longo da conversa, os convidados discutem os limites do atual modelo baseado no transporte individual e debatem alternativas para melhorar os deslocamentos urbanos. Bicicletas, transporte coletivo, qualidade das calçadas e integração entre diferentes modais aparecem como partes centrais da discussão.

Mobilidade urbana vai além do trânsito

O episódio também relaciona mobilidade urbana com temas como qualidade de vida, acesso à cidade e sustentabilidade. Os participantes destacam que a forma como as pessoas se deslocam impacta diretamente o tempo gasto no trânsito, a ocupação dos espaços urbanos e até as emissões relacionadas às mudanças climáticas.

O CMC Podcasts também está no Spotify.

Durante o debate, a vereadora Laís Leão apresenta propostas voltadas ao incentivo da mobilidade ativa, como a possibilidade de transportar bicicletas no transporte público fora dos horários de pico e iniciativas relacionadas à melhoria das calçadas. Já os convidados analisam os desafios estruturais enfrentados por quem escolhe meios alternativos de deslocamento em Curitiba.

A reflexão central do episódio é direta: Curitiba ainda é referência em mobilidade urbana ou precisa construir um novo modelo para o futuro? Dê a sua opinião após assistir à íntegra do Tribuna Cast, já disponível no YouTube:

Tribuna Cast amplia diálogo entre Câmara e sociedade

Inspirado na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, o Tribuna Cast é um espaço de diálogo entre vereadores, especialistas e a sociedade civil sobre temas de interesse público. A proposta é ampliar o debate para além das sessões legislativas, aproximando a população das discussões que impactam a cidade. Os episódios são publicados semanalmente no YouTube e no Spotify da CMC, com duração média de até 30 minutos. A segunda temporada segue até o final de junho, antes do período de restrições eleitorais aplicadas pela Diretoria de Comunicação Social.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques