Criado comitê local do movimento Brasil Sem Aborto

por Assessoria Comunicação publicado 31/05/2010 16h00, última modificação 29/06/2021 15h33
A partir desta segunda-feira (31), Curitiba passa a contar com um comitê local do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida: Brasil Sem Aborto. Em ato realizado na Câmara Municipal de Curitiba, vereadores, ativistas pró-vida e autoridades das religiões católica, evangélica e espírita assumiram o compromisso de reproduzir na cidade as campanhas nacionais em defesa da vida, ampliando a conscientização da população a respeito do tema e atuando na redução do número de abortos clandestinos.
Para a atividade, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, coordenada pelo vereador João do Suco (PSDB), convidou Lenise Garcia, doutora em Microbiologia, professora do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do movimento. "Nós somos um grupo suprapartidário e suprarreligioso, que se reuniu para defender a vida. É importante ter um comitê municipal instalado, não só para combater a legalização e descriminalização do aborto, mas também para promover ações em favor da vida", afirmou Garcia. Participaram da atividade os vereadores Mara Lima (PSDB), Celso Torquato (PSDB), Emerson Prado (PSDB) e Noemia Rocha (PMDB).
A presidenta nacional do movimento Brasil Sem Aborto relatou a história de reivindicações e mobilização dos ativistas pró-vida, destacando a aprovação do Estatuto do Nascituro na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O documento, que tramita no Congresso Nacional, prevê direitos ao "ser humano concebido, mas ainda não nascido". O conceito é amplo e inclui os seres humanos concebidos "in vitro", por exemplo, mesmo antes da transferência para o útero da mulher. "O nascituro é um cidadão que precisa que outros defendam os seus direitos", defende Garcia.
Para João do Suco, a criação do comitê local é importante para a divulgação da causa. "Nós defendemos a vida desde a concepção. Mais do que contra o aborto, nós somos a favor da vida. A organização é necessária para fazer frente aos recursos financeiros que os abortistas possuem, provenientes das suas clínicas ilegais. O objetivo é dar oportunidade à vida. Para isso, vamos promover reuniões com a sociedade civil e levar adiante o comitê", explicou o parlamentar.
Durante o período de eleições, o movimento Brasil Sem Aborto promove a campanha A vida depende do seu voto, incentivando os candidatos a cargos públicos no Brasil a tomarem posição a respeito do aborto. Os políticos que assumem a defesa da vida como um dos princípios de vida pública têm este posicionamento registrado no endereço do movimento na internet.