Crescimento populacional na capital demanda criação de mais linhas de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 19/03/2014 15h25, última modificação 22/09/2021 09h37

Diversos vereadores têm solicitado à Prefeitura de Curitiba a criação de novas linhas de ônibus, a extensão de outras e o aumento do número de veículos. Eles argumentam que houve crescimento populacional e imobiliário e a consequente demanda por maior facilidade de locomoção precisa ser atendida.

Paulo Rink (PPS) encaminhou ao Executivo dois requerimentos em que pede a implantação de linhas de ônibus que liguem o terminal Campo Comprido aos bairros Santa Quitéria (044.02667.2014) e Batel (044.02668.2014). Conforme esclarece o parlamentar, “a implantação destas duas linhas beneficiaria além dos moradores dos bairros citados, também moradores dos bairros CIC Norte, Jardim Gabineto, São Braz, Nova Orleans, Atenas e Conjunto Trianon”.

Rink observou que as pessoas nestas regiões chegam a utilizar mais de quatro conduções diferentes no deslocamento para a escola ou o trabalho. Segundo ele, os  que optam por tomar linhas alternativas precisam fazer longas caminhadas. “Ressaltamos que essas duas linhas de transporte coletivo (Campo Comprido-Santa Quitéria e Campo Comprido-Batel) são antigas reivindicações de comerciantes, estudantes, usuários de creches e moradores dos novos condomínios que se multiplicaram pela região”, afirmou Rink.

No caso da linha Campo Comprido-Santa Quitéria, o trajeto atenderia os usuários pelas ruas Professor João Falarz, Eduardo Sprada, João Dembinski, Luis Tramontin, Renato Polati e João Alencar Guimarães, em todas as suas extensões. O segundo requerimento solicita que a linha Campo Comprido-Batel circule pelas ruas Professor João Falarz, Eduardo Sprada, Avenida Nossa Senhora Aparecida, rua Gonçalves Dias e Avenida Batel. O parlamentar também sugeriu que o ponto final da linha Campo Comprido-Santa Quitéria seja na Praça Francisco de Macedo, localizada na rua Curupaitis, no Bairro de Santa Quitéria e que o ponto da linha Campo Comprido-Batel seja na Praça Rui Barbosa.

Conforme determina a lei

Criação e alteração de linhas de ônibus também motivaram requerimentos encaminhados pelo vereador Rogerio Campos (PSC). Ele pede a extensão da linha Itatiaia prefixo 711, do seu atual ponto final para Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado do n° 2046, no bairro CIC (044.00525.2014). “Em seu artigo 4o,  a lei municipal 7556 determina que a região cuja densidade demográfica viabilize a implantação do serviço, será considerada atendida sempre que sua população não esteja sujeita a deslocamento médio superior a 500 metros. Tal distância é bem inferior aos mais de dois quilômetros que os moradores da região precisam andar até os pontos de ônibus mais próximos”, argumentou o vereador.

Outra alteração proposta por Rogério é a do itinerário do ônibus Jardim da Ordem, para contemplar os moradores do Jardim Guatambu, Bairro Tatuquara, que também precisam se deslocar por grandes distâncias para utilizar o transporte coletivo (044.01692.2014).

Segundo Campos, os próprios moradores sugeriram um possível trajeto: rua Jovenilson Américo de Oliveira, rua Santa Rita de Cassia dos Impossíveis, Travessa Dedier Deslandes de Souza, João de Mio e Antonio Zanom. Conforme o vereador, “a mudança solicitada não afetará os pontos de ônibus existentes, e sim acrescentará mais pontos dando conforto e qualidade de vida aos usuários”.

O mesmo parlamentar também solicita alteração no ponto final da linha 680 (Rurbana) para a rua Luis Leal da Rocha, incluindo o penúltimo ponto na rua Teresa de Freitas Tavares, na Vila Rurbana, no bairro Campo de Santana (044.01184.2014). Outro requerimento do mesmo parlamentar solicita com urgência que a linha 779 (Vila Velha-Buriti) tenha ônibus com maior capacidade de passageiros para atender a demanda dos moradores e alunos da Faculdade Uniandrade (044.01351.2014).

Carla Pimentel (PSC) solicita à Prefeitura que efetive estudos de revisão do horário do ônibus ligeirinho Sitio Cercado (044.00793.2014). Segundo ela, usuários dizem que o aumento demográfico da região determinou uma demanda por mais ônibus. Da mesma forma, foi requerida por Cristiano Santos (PV) a retomada do antigo itinerário das linhas de transporte coletivo que trafegavam pela rua Governador Agamenon Magalhães antes da construção das trincheiras no bairro Cristo Rei (044.02083.2014).

Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.