Corredor de cerejeiras, salários do Samu e mais notas de 8 de junho

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 08/06/2022 16h25, última modificação 08/06/2022 16h36
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Salários do Samu I
Hoje, em plenário, a vereadora Noemia Rocha (MDB) informou ter conversado com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o atraso no pagamento dos motoristas de ambulância, que ameaçavam paralisar as atividades do Samu. A parlamentar comunicou ao plenário que, com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Curitiba assumirá os pagamentos que deveriam ser feitos pela terceirizada OZZ Saúde, garantindo a continuidade do serviço.

Salários do Samu II*
A Câmara de Curitiba pedirá ao Executivo informações sobre a gestão, os contratos, a política salarial e o quadro de servidores lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A requisição, formulada pela vereadora Noemia Rocha, foi lida hoje em plenário e será convertida em ofício para ser enviada à Prefeitura de Curitiba (062.00398.2022).

Corredor de cerejeiras
Lembrando que foi o autor de uma sugestão ao Executivo para o plantio de cerejeiras na extensão da avenida Sete de Setembro (confira aqui), Nori Seto (PP) informou que participou do evento de lançamento do projeto, com o prefeito Rafael Greca e a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias. “Será uma parceria do Executivo com a Câmara de Comércio Brasil-Japão, que vai fornecer as mudas de sakura [para o plantio]”, disse o parlamentar.

Mães pela Diversidade
Foi registrada pela vereadora Professora Josete (PT), em plenário, a presença das Mães pela Diversidade na sessão desta quarta-feira. Elas distribuíram aos vereadores uma carta aberta posicionando-se contra a concessão do título de Cidadania Honorária de Curitiba à psicóloga Deuza Avellar, acusando-a de fomentar o ódio e destacando que a pedofilia é uma doença “que acomete pessoas heterossexuais principalmente”.

Orçamento público I
O presidente e a segunda-secretária da CMC, respectivamente Tico Kuzma (Pros) e Professora Josete (PT), reforçaram o convite para o curso interno da Escola do Legislativo, que acontecerá a partir das 14 horas desta quinta-feira (9), com o tema “Orçamento Público Municipal - aspectos gerais”. A atividade será ministrada pelo professor Rodrigo Luís Kanayama, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Orçamento público II
Kanayama abordará, entre outros temas, o controle orçamentário. Para Josete, o professor “tem o conhecimento nessa área e pode nos ajudar a aprofundar esse tema”. As inscrições podem ser feitas até as 18 horas desta quarta-feira (8) no formulário disponível AQUI.

Audiência pública
Requerimento da bancada PT-PV, avalizado pelo plenário, formalizou o cancelamento da audiência pública que estava agendada para a tarde desta quinta-feira (9). O evento teria como mote a violência política. Conforme os vereadores, a pauta não será realizada devido a “imprevistos na agenda de alguns convidados” (048.00003.2022).

Vitória Régia
Sem indicar qual parlamentar teria opinado erroneamente sobre o estado da rua Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny, no conjunto Vitória Régia, Toninho da Farmácia (União) criticou o colega por não procurá-lo para tratar do assunto antes de abordar o tema. “Se alguém tem alguma dúvida sobre a rua, sobre aquela obra [de pavimentação e calçamento, que precisou da instalação de drenagem, atrasando-a], pergunte para o Toninho. Lutamos desde 2012 para viabilizar, não descuidamos nenhum momento daquele local. A obra será concluída”, disse, cobrando respeito ao seu trabalho parlamentar.

Imin Matsuri
O vereador Nori Seto (PP) comemorou a realização, no último fim de semana, da 30ª Imin Matsuri, festejando os 114 anos da imigração japonesa, que reuniu milhares de pessoas no pavilhão do parque Barigui. Ele agradeceu nominalmente aos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Serginho do Posto (União), Professor Euler (MDB), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Osias Moraes (Republicanos), Oscalino do Povo (PP), Tânia Guerreiro (União), Eder Borges (PP), Mauro Bobato (Pode), Sidnei Toaldo (Patriota), Jornalista Márcio Barros (PSD), João da 5 Irmãos (União) e Maria Letícia (PV) por terem destinado emendas ao evento.

Imóveis abandonados*
O vereador Dalton Borba (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o número e a localização dos imóveis ociosos de propriedade do Município (062.00396.2022).

Educação Infantil*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o número de vagas disponibilizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A solicitação visa aos esclarecimentos quanto às filas de espera para matrícula nas unidades, além de fiscalizar a execução orçamentária de reformas e construção de novos centros educacionais (062.00397.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva