Corpus Christi: Câmara de Curitiba retoma expediente na segunda
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) não terá expediente nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira (20), foi decretada a suspensão do expediente. Com isso, as atividades da instituição serão normalizadas na próxima segunda (23), a partir das 8 horas. Confira abaixo alguns serviços do Poder Legislativo que podem ser acessados mesmo durante o feriado.
O Corpus Christi é feriado em Curitiba, estabelecido pela lei municipal 3.015/1967. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da capital. A data é reconhecida por meio da lei 15.219/2018, de autoria de diversos vereadores, como a “festa da unidade e da solidariedade”. Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. A celebração da Igreja Católica remete à "presença de Cristo na Eucaristia" e ocorre sempre às quintas-feiras, cerca de 60 dias depois do Domingo de Páscoa.
O calendário de feriados e suspensões do expediente na Câmara de Curitiba, ao longo deste ano e em 2026, é estabelecido pela portaria 31/2025. O documento é assinado pela Comissão Executiva, formada pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD); o primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir); e a segunda-secretária, Indiara Barbosa (Novo). As suspensões de expediente e pontos facultativos têm como justificativa “o princípio da economicidade no serviço público, mais especificamente no que se refere à energia elétrica, água, transporte, serviço de telefonia, material de consumo, entre outros”.
Quer aproveitar o feriado para conhecer os serviços online da CMC?
O site da Câmara Municipal de Curitiba se mantém ativo no feriado, e nele a população pode acessar diversos serviços. Um exemplo disso é o Tour Virtual 360, criado para o público explorar o Palácio Rio Branco, sede do Legislativo em Curitiba, sem sair de casa. Outra opção disponível é conhecer a história da Câmara de Curitiba na página Câmara na Escola, que apresenta um resumo dos principais acontecimentos do Legislativo e da capital paranaense ao longo de seus 332 anos. Além disso, os curitibanos podem contribuir diretamente com a cidade por meio do Banco de Ideias Legislativas, uma ferramenta online que permite sugerir novas leis para Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba