Coronel Xavier e presidente da Solumedi serão homenageados por Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/04/2024 12h15, última modificação 09/04/2024 12h35
Homenagens ao Coronel Xavier, ex-comandante da Polícia Militar do Paraná, e para Thaty Gimenez, presidente da Solumedi, foram aprovadas na Câmara de Curitiba
Coronel Xavier e presidente da Solumedi serão homenageados por Curitiba

Todos os projetos da Ordem do Dia foram aprovados pelos vereadores da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Duas homenagens foram aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (8), que decidiram destacar a vida do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Nemésio Xavier de França Filho, e o empreendedorismo de Thaty Gimenez, presidente da Solumedi e da Pelle de Ju. Na sessão, também foi aprovada uma operação imobiliária e confirmada a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Redirect, dedicado à ressocialização de detentos (014.00025.2023).

Ex-comandante da Polícia Militar do Paraná ganha homenagem póstuma

Falecido em dezembro de 2020, aos 64 anos de idade, o coronel Nemésio Xavier da França Filho será homenageado postumamente pela cidade de Curitiba. A indicação para que ele dê nome a um logradouro público da capital do Paraná foi aprovada hoje (8) pela Câmara Municipal de Curitiba (009.00003.2022), por iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (União). “Xaxá, como era chamado pelos amigos, sempre estava perto do povo e merece ser homenageado pela cidade”, brincou o parlamentar.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o coronel Xavier foi membro da PM-PR por 35 anos, tendo ingressado na corporação em 1974. Por dois anos, de 2006 a 2008, foi comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, após ter servido tanto no interior quanto na capital, onde dirigiu a antiga Companhia do Choque. Durante sua carreira, dirigiu o Presídio Central de Piraquara, presidiu a União dos Comandantes-Gerais do Brasil e o Clube dos Oficiais da PM-PR, além de ter sido secretário municipal de Segurança Pública da cidade de Pontal do Paraná.

“Tive a oportunidade de trabalhar com ele na Polícia Militar”, testemunhou a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Podemos). “Em 2008, quando eu fazia o curso de aperfeiçoamento, ele [coronel Xavier] trouxe policiais dos EUA para ministrarem a formação para nós. Ele inovou à frente da PM-PR e dedicou sua vida à corporação”, confirmou a parlamentar. Sidnei Toaldo (PRD) lembrou que Xavier frequentava o clube de futebol amador Iguaçu, presidido pelo parlamentar, “onde eu vi a simplicidade com que ele atuava”.

Presidente da Solumedi receberá a Cidadania Honorária de Curitiba

A empresária Thaty Gimenez teve sua atuação profissional reconhecida pelos vereadores, hoje (8), quando eles aprovaram, em primeiro turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba para a presidente das empresas Solumedi, de agendamento médico para quem não tem plano de saúde, e Pelle de Ju, do mercado da beleza, com foco em bronzeamento artificial. A empresária também é presidente da Top Mérito Brasil, maior premiação de profissionais de beleza do Brasil. A iniciativa é do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que destacou em plenário a trajetória de sucesso de Gimenez (115.00015.2023).

“Vendia geladinhos na região do Boqueirão, na adolescência arrumou emprego de panfleteira e hoje é empresária de sucesso, que realiza um importante trabalho social, além de ser palestrante sobre empreendedorismo”, elogiou Márcio Barros. “A Solumedi tem mais de 100 franquias em todo o Brasil”, destacou o parlamentar em seu discurso. A votação foi acompanhada pela própria Thaty Gimenez, que é natural de Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. Ela e a família mudaram-se para Curitiba em 1979, quando Gimenez tinha um ano de idade.

O título de Cidadania Honorária de Curitiba é a maior homenagem que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. “Reconhecida por sua caridade e determinação, Thaty dedica-se a fazer a diferença na vida dos necessitados. Semanalmente, contribui com sua igreja e realiza entregas noturnas de refeições no centro da cidade. Seu legado de superação e sucesso poderia facilmente inspirar milhares, transformando a história de sua vida em um livro de referência para aqueles que aspiram à vitória”, registrou Márcio Barros, na justificativa do projeto de decreto legislativo. As homenagens ao coronel Xavier e à empresária Thaty Gimenez retornam à pauta da CMC amanhã, para ratificação, em segundo turno.