Coronel da PM Renato Ribas é nomeado vulto emérito de Curitiba

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 01/12/2022 15h50, última modificação 01/12/2022 15h50
Aos 34 anos de carreira militar, Ribas já foi responsável pela segurança da capital, da Região Metropolitana e do litoral.
Coronel da PM Renato Ribas é nomeado vulto emérito de Curitiba

Vereador Alexandre Leprevost entrega título de Vulto Emérito ao coronel Renato de Oliveira Ribas Filho. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu nesta quarta-feira (30) o título de Vulto Emérito ao coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, do 6º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). A cerimônia teve a iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Casa e foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente do Legislativo Municipal. 

Além de Kuzma, Leprevost e do homenageado, compuseram a mesa o coronel Marcos Kamakawa, comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar do Estado do Paraná, representando o coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da PM-PR, e o secretário de segurança do Paraná, Wagner Mesquita Oliveira; e o coronel Renato dos Santos Taborda, do 4º Comando Regional dos Batalhões dos Campos Gerais. Também estavam presentes: Ewerton Diniz, representando o deputado estadual Ney Leprevost; Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel); tenente Lucas Mateus Lopes; coronel Itacir, do 22o Batalhão da PM-PR; e o major Carneiro, do Subcomando do 28o Batalhão da PM. 

Assista à sessão no canal do YouTube da Câmara: 

Saudação oficial
Alexandre Leprevost, proponente da homenagem, declarou que na condição de vereador é honroso poder homenagear aqueles que trabalham pela cidade e pela população. “O coronel Renato é uma dessas pessoas. Nascido em 1970, acalentou, na infância, o desejo de tornar-se policial e, hoje, é um dos responsáveis pela segurança pública em nosso estado e luta pela diminuição dos índices de criminalidade”, afirmou o parlamentar. 

O vereador lembrou que no último ano, o homenageado esteve à frente do 1º Comando Regional da PM, sendo responsável pelo policiamento de Curitiba, Região Metropolitana e litoral. No entendimento de Leprevost, o policiamento da capital sob o comando do coronel Ribas mostrou uma visão humana e solidária, conduta que aproximou as pessoas das forças de segurança e contribuiu para que a população possa compreender e confiar na corporação. “Atualmente, ele é o comandante do 6º Comando Regional da PM, sendo responsável pelo policiamento em 37 cidades”, lembrou.

Currículo
O coronel Renato Ribas, disse o vereador Leprevost, “tem curso de formação de oficiais na Academia Militar do Guatupê, graduação em Direito, pós-graduação pela Fundação Escola do MP-PR, pós-graduação em Gestão de Pessoas, pós-graduação em Administração com ênfase em segurança pública e pós-graduação em Direito Militar”. Leprevost lembrou que no currículo do militar também estão os cursos de especialização em Direitos Humanos na Cruz Vermelha e Ministério da Justiça e de Inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência, além de instrutor do curso de Inteligência da PM-PR.

O parlamentar destacou também outros momentos, como a atuação do coronel na retomada de presídios em quatro rebeliões, assim como de reintegração de posse, tanto no interior quanto na RMC. “No comando do coronel Ribas, tivemos ações importantes, como a Operação Garantia, feita em parceria com a Abrasel, que surtiu efeito significativo”, declarou.

Agradecimento
O homenageado agradeceu ao vereador Leprevost pela homenagem e à Câmara pela sessão solene. “É um reconhecimento que diz respeito não só a mim, mas a toda minha equipe e aos batalhões subordinados”, disse o coronel. Para ele, receber após 34 anos de atividade o título de Vulto Emérito de Curitiba na presença de amigos é gratificante. Ele destacou que estar à frente da segurança da capital, da RMC e do litoral foi um desafio, mas sempre acreditou na conjugação de esforços na realização de projetos em prol da segurança de todos.

Ele agradeceu o apoio da Abrasel e de órgãos públicos como a Polícia Civil e a Guarda Municipal na realização da Operação Garantia. Segundo o coronel, a volta do convívio social após a pandemia aumentou a procura pela PM e se verificou necessária a manutenção da segurança de clientes de bares e restaurantes. “A operação só foi possível porque teve uma atuação conjunta de várias entidades. A segurança pública é um esforço coletivo, uma responsabilidade de todos”, afirmou o homenageado.

O coronel falou sobre a importância do comandante militar ter um diálogo aberto com os vereadores e garantiu que quando esteve no comando da segurança da capital sempre obteve apoio nas medidas que se fizeram necessárias. “Muitas vezes o vereador acaba sendo o elo entre a população e a PM”, disse o coronel. De acordo com ele, ao todo, a PM conta com 14 mil homens, sendo que 2 mil estão sob o seu comando. “Neles eu encontro toda dedicação e competência na busca por uma sociedade pacífica e é a eles que dedico esse título”, finalizou.

 Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara:

30/11/2022 - Entrega do Título de Vulto Emérito Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho