Contra engarrafamentos e acidentes, proposta trincheira sob viaduto Caiuá

por Fernanda Foggiato — publicado 31/05/2021 12h40, última modificação 31/05/2021 12h43
Além de sugestões ao Executivo voltadas à pandemia, CMC discutiu indicações com outras temáticas, para os bairros CIC e Santa Felicidade.
Contra engarrafamentos e acidentes, proposta trincheira sob viaduto Caiuá

De Salles da Fazendinha, plenário acatou indicações ao Executivo voltadas ao bairro CIC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão plenária desta segunda-feira (31), três indicações ao Executivo não relacionadas à temática da pandemia da Covid-19. Uma delas, de iniciativa do vereador Salles da Fazendinha (DC), sugere à Prefeitura de Curitiba a implantação de trincheira ou a ampliação de pista sob o viaduto Caiuá, no cruzamento da rua Raul Pompeia com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro CIC (203.00274.2021). 

Segundo o autor, os moradores das vilas Conquista, Diadema I e II, Caiuá, Augusta e Passaúna “não aguentam mais os constantes engarrafamentos e acidentes de trânsito no cruzamento em questão”.A demora para atravessar o viaduto sacrifica a população e o transporte coletivo. Os moradores buscaram esse vereador para intermediar, junto à prefeitura, uma solução para o caos do trânsito no local. Eles reclamam de atraso nos trabalhos e até dificuldade de prestar um socorro devido à demora na travessia”, acrescenta. 

Em outra indicação ao Executivo acatada na segunda parte da ordem do dia, Salles da Fazendinha defende a implantação de área de lazer, “como cancha de areia e parquinho infantil”, na rua Jornalista Pedro Viana, também na CIC (203.00277.2021). O vereador aponta que a região, próxima às margens do rio Barigui, na vila Morro da Esperança, hoje está tomada pelo matagal, “servindo como depósito de lixo e acúmulo de ratos e insetos devido ao matagal”. 

Santa Felicidade

O plenário acatou indicação ao Executivo, de iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), para a ampliação do trajeto da Linha Turismo, que contemplaria a Igreja Matriz de Santa Felicidade (203.00278.2021). O autor disse que a iniciativa tem o apoio da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Ele destacou que a igreja foi inaugurada em 1882 e reformada, em 1891, com o auxílio de famílias da região 

Mauro Ignácio (DEM), que também é morador da região, afirmou que esta é uma antiga reivindicação dos comerciantes de Santa Felicidade. Ele relatou ter levado a proposta ao prefeito Rafael Greca, em 2017, que se mostrou favorável. A ideia não avançou, entretanto, em função das obras da avenida Manoel Ribas e entrave com os responsáveis pela paróquia naquela época.  

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los, submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.