Conselho Municipal de Esporte apto a ser votado em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2014 09h55, última modificação 28/09/2021 08h48

A criação do Conselho Municipal de Esporte (CME) já pode ser votada no plenário da Câmara de Curitiba. O projeto recebeu, nesta quarta-feira (3), parecer favorável ao trâmite da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e já havia passado por Legislação e Economia, encerrando assim seu trâmite pelos colegiados temáticos, conforme designado pela procuradoria jurídica (005.00145.2014).

Segundo a justificativa, assinada pelo prefeito Gustavo Fruet, a proposição está nos moldes estipulados pela 3ª Conferência Nacional de Esportes, realizada em Brasília no ano de 2010. O CME, portanto, colaboraria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na elaboração de programas e projetos que viabilizem o cumprimento da Política Municipal de Esportes.

Durante o debate, Paulo Rink (PPS) alertou para a presença de uma emenda substitutiva ao projeto (035.00032.2014) que reduz de 16 para 14 o número de membros do CME. Para isso, foram extintas as vagas antes destinadas à Câmara Municipal e à Fundação Cultural de Curitiba. “Eu me posicionei contra em outra comissão”, advertiu. A reunião foi presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB) e teve a participação dos parlamentares Mestre Pop (PSC) e Colpani (PSB).

A parlamentar lembrou aos demais membros da Comissão de Saúde da audiência pública que será realizada, na próxima sexta-feira (6), às 9 horas, com representantes dos hospitais localizados em Curitiba que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Aguardamos a confirmação de representantes do Executivo neste debate, para retomar a questão dos repasses e tratar do encaminhamento dos R$ 11 milhões da Câmara Municipal para o orçamento da saúde”, adiantou Noemia Rocha.