Conscientização sobre Fibromialgia e homenagem a Pizzatto na pauta de segunda

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2018 16h50, última modificação 27/10/2021 07h35

Sete projetos de lei serão votados em primeiro turno no plenário da Câmara de Curitiba na próxima segunda-feira (4). Dentre eles, está o que institui a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia em Curitiba e o que sugere o nome Deputado Luciano Pizzatto para um dos logradouros públicos da cidade. A sessão plenária acontece a partir de 9 horas, horário regimental.

A proposta da conscientização sobre a fibromialgia é assinada conjuntamente por Dona Lourdes (PSB) e Maria Leticia Fagundes (PV) e tramita no Legislativo desde setembro do ano passado (005.00320.2017). Conforme o texto, a data será realizada, anualmente, na semana que contemple o dia 12 de maio – Dia Internacional de Conscientização sobre a Fibromialgia. O objetivo é informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e difundir as legislações que garantem serviços e benefícios específicos ao paciente.

A doença é conhecida por causar fortes dores musculares no corpo, acompanhadas de fadiga, alterações de sono, dificuldades cognitivas, além de outros problemas associados como a depressão, dores de cabeça, dor ou cólica no abdome inferior. “A origem da fibromialgia ainda é desconhecida da medicina, sendo possivelmente decorrente de uma pluralidade de fatores. Até o momento, teses indicam a predisposição genética, infecção grave ou transtorno de estresse pós-traumático como suas causas”, justificam Dona Lourdes e Maria Leticia.

Luciano Pizzatto
A homenagem ao ex-deputado Luciano Pizzatto (009.00010.2018) foi apresentada no Legislativo por Julieta Reis e Sabino Picolo, do DEM, um dia após seu falecimento, ocorrido em 21 de março deste ano. O ex-parlamentar atuava como secretário de representação do Governo do Paraná em Brasília desde maio de 2017 e quando morreu, vítima de um mal súbito, acompanhava a governadora Cida Borghetti em agenda oficial na capital do país. Sua morte foi lamentada pelo plenário da Câmara de Curitiba.

Curitibano de nascimento, Luciano Pizzatto cursou engenharia florestal na UFPR na década de 1970, tornando-se professor colaborador na mesma universidade. Era especialista em direito socioambiental pela PUC-PR. Foi deputado federal cinco vezes, nas quais protocolou 205 proposições legislativas. É autor de três leis federais, com destaque para a ampliação dos limites do Parque Estadual do Superagui, no litoral paranaense. No mês do seu falecimento, o ex-deputado esteve no Legislativo, quando acompanhou a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Divina Misericórdia
O plenário também aprecia, na segunda, a inclusão da Festa da Divina Misericórdia no calendário oficial de eventos de Curitiba. A proposta de lei é de Tito Zeglin (PDT) e determina que a festa seja realizada no primeiro domingo após a Páscoa (005.00024.2018). Segundo o vereador, a celebração faz parte das festividades culturais e religiosas da igreja católica em todo o mundo.  

“[Em Curitiba,] o evento ocorre há 17 anos, em parceria com a Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição”, diz o parlamentar, ao completar que a festa foi proclamada no ano 2000, pelo papa João Paulo II, quando houve a celebração da canonização da irmã Faustina Kowalska.

Mais projetos
Ainda serão votadas as declarações de utilidade pública à Sociedade Esportiva Beneficente Botafogo FC do Xaxim (014.00088.2017), por Paulo Rink (PR); e ao Instituto Unidos Pela Vida (014.00008.2018), de Goura (PDT). Além do título de Vulto Emérito de Curitiba a Gehad Ismail Hajar, produtor, ator, instrumentista e cantor lírico homenageado por Dona Lourdes (007.00001.2018); e a denominação de logradouro de Benedito Martimiano da Silva (009.00011.2018), líder comunitário de Campo de Santana falecido em 2001 indicado por Beto Moraes (PSDB).

Se aprovadas na segunda-feira, todas as propostas retornam ao plenário na terça-feira (05) para votação em segundo turno. Na quarta-feira (06), os espaços da ordem do dia, grande expediente e explicações pessoais da sessão serão ocupados para a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

Confira as ordens do dia de segunda e terça.