Compol-PR 2024: Câmara de Curitiba é destaque em evento sobre comunicação

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 15/04/2024 12h20, última modificação 15/04/2024 14h43
Presidente da CMC e diretora de Comunicação Social participaram do primeiro dia do Compol-PR 2024, realizado no Canal da Música.
Compol-PR 2024: Câmara de Curitiba é destaque em evento sobre comunicação

Painel sobre política digital no primeiro dia do Compol-PR 2024. (Foto: José Lázaro Jr./CMC)

Nesta segunda-feira (15), na estreia do maior evento nacional de comunicação política e institucional no Paraná, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), foi um dos palestrantes do painel sobre Política Digital, e a diretora de Comunicação Social da CMC, Patricia Tressoldi, participou da abertura Compol-PR 2024, ao lado de Eduardo Pugnali, diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secs). A tônica das falas foi o esforço do Legislativo para ser transparente no diálogo com a população, compartilhando com as pessoas o trabalho dos parlamentares da cidade.

"Quando começamos o Compol, ele se tornou um movimento, provando que, diferente do que o mercado de comunicação política e institucional no ensinou que deveríamos ser oponentes, o mercado será tão bom quanto nós somos", disse Marcello Natale, que fundou o evento com Marcus Vinícius. "O Compol é um evento que tenta ser fora da curva, que foi pensado para democratizar o acesso da geração abaixo dos 30 anos, dando oportunidade de conhecer os grandes nomes", confirmou Marcus Vinícius. "O Compol criou um espaço de debate e de atualização que nós não tínhamos. Temos deixado de ser ávidos concorrentes, para sermos bons colaboradores. É um mercado onde ninguém se falava e o Compol curou isso", testemunhou Marcelo Senise, mestre de cerimônias do Compol-PR.

Fachinello anuncia IA para usar dados da Central 156 no Legislativo

"Não tem como fazer política hoje em dia sem o auxílio da tecnologia. Nâo tem como trabalhar fora das redes sociais, sem usar tecnologia para a gestão do mandato", reconheceu Marcelo Fachinello. "Na Câmara de Curitiba, nós buscamos o acesso livre das pessoas à informação do Legislativo. Das reuniões de comissões às sessões solenes, passando pelas plenárias e audiências públicas, tudo é transmitido ao vivo. Nossas redes sociais são maiores que as de Legislativos do mesmo porte, porque temos essa preocupação, trabalhamos muito para que a comunicação social fale com a população", defendeu o presidente da CMC. No painel sobre a Era Digital, Fachinello esteve ao lado do deputado estadual Thiago Buhrer (União/PR), do deputado federal Mersinho Lucena (PP/PA) e do prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, presidente da Associação dos Municípios do Paraná.

"Até o final do ano, quando termina nosso mandato na presidência da Câmara de Curitiba, nossa vontade é que os vereadores tenham à disposição uma Inteligência Articial, conectada à Central 156, para gerar dados e informações para embasar os projetos, requerimentos ao Executivo e sugestões à Prefeitura de Curitiba", adiantou Marcelo Fachinello, antecipando um projeto da gestão. Ele também colocou que está em preparação um aprimoramento das transmissões ao vivo, para que todas tenham transcrição do áudio em tempo real. "Esperamos inovar muito mais e colocar a tecnologia à serviço da população", concluiu.

Comunicação pública é importante para a democracia, defende Patricia Tressoldi

Ao lado de Marcelo Senise e Eduardo Pugnali, na mesa de abertura do Compol-PR, a diretora de Comunicação Social da CMC, Patricia Tressoldi, compartilhou com o público do evento sua experiẽncia no Legislativo de Curitiba. "Faz dois anos que entrei nesse universo de comunicação pública e aprendi a gostar muito disso. Fiquei impressionada com a forma como a equipe de jornalistas da CMC se organizou para que a transparência fosse o pilar da comunicação pública do órgão. Eu vejo de dentro o quanto é importante para a democracia esse trabalho, para que as pessoas cheguem bem informadas na urna, para votar", defendeu.

"A questão da comunicação pública e política precisa ser valorizada, porque dever ser o maior mercado hoje do país. [O setor público e parlamentar] traz possibilidades infinitas, até maiores que a iniciativa privada. Mas tem uma diferença: na comunicação privada, há um público-alvo para atingir. Na comunicação pública, o público-alvo é 100% da população. No Paraná, são 12 milhões de pessoas", concordou Eduardo Pugnali, diretor da Secs.

Marcelo Senise recomendou ao público do Compol-PR o painel que Patricia Tressoldi apresentará, nesta terça (16), às 10 horas, sobre o projeto CMC Podcasts. "Fui visitar a Comunicação da Câmara de Curitiba e fiquei impressionado. É certo que Curitiba tem inovações, é reconhecida por isso. Mas é a primeira Câmara de Vereadores que eu conheço que tem um estúdio de podcast, com capacidade de tevê. Na minha opinião, isso comunica muito melhor que uma tevê legisaltiva. E na CMC é feito de uma forma refinada, com uma equipe que qualquer empresa gostaria de ter", elogiou.