Comissão do Transporte promove última reunião antes da discussão do relatório

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/11/2023 14h00, última modificação 02/11/2023 11h45
Colegiado foi instalado em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero.
Comissão do Transporte promove última reunião antes da discussão do relatório

O colegiado estuda a nova licitação do transporte coletivo e fontes de custeio para diminuir o valor da passagem ou custear a tarifa zero. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com prazo para concluir os trabalhos perto do fim, a Comissão Especial do Transporte agendou uma última reunião, na próxima terça-feira (7), às 8h15, para a discussão do relatório final. O colegiado temporário foi instalado em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A reunião será na Sala das Comissões, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tinha, inicialmente, 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. O parecer deveria ser entregue até 15 setembro, mas, uma semana antes do fim do prazo, o plenário do Legislativo aprovou requerimento para estender os trabalhos do colegiado especial por mais 60 dias, ou seja, até 14 de novembro. 

A justificativa, conforme anunciou Herivelto Oliveira (Cidadania), propositor da comissão especial e presidente, era ter mais tempo para a entrega do parecer. “Fizemos visitas técnicas, algumas viagens inclusive. Temos um material robusto para trabalhar, mas ainda precisamos discutir outros assuntos, temos mais pessoas para serem ouvidas”, disse, à época. “No prazo de 60 dias nós iremos fornecer um bom relatório para Curitiba, para que a cidade evolua cada vez mais no transporte coletivo”, complementou Bruno Pessuti (Pode), relator. 

Após a prorrogação dos trabalhos, os integrantes da Comissão Especial do Transporte promoveram agendas técnicas na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a antiga Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), para conhecer detalhes sobre a integração de Curitiba com o transporte coletivo da RMC; em Paranaguá (PR), para conhecer o sistema de tarifa zero no transporte público da cidade portuária. e se reuniram com o ex-presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), Roberto Gregório da Silva Junior, que apontou caminhos para a nova licitação do serviço público da capital. 

Desde o começo dos trabalhos, em abril, várias reuniões técnicas também foram promovidas com o intuito de buscar meios que possam contribuir com a redução do valor da tarifa social (paga pelo usuário) e com a implantação da tarifa zero. As fontes de custeio para que Curitiba possa subsidiar o valor total da passagem também foram pautadas em agenda realizada no segundo semestre. 

O colegiado temporário é formado por oito parlamentares, sendo Herivelto Oliveira, presidente, e Serginho do Posto (União), vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti e a vice-relatoria com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União). 

A reunião de terça-feira será às 8h15, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CMC: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Todos os debates técnicos com especialistas no tema, promovidas pelo colegiado desde sua instalação, podem ser assistidos a qualquer tempo no YouTube, basta acessar a playlist da Comissão Especial do Transporte.