Comissão de Urbanismo apresenta Plano Diretor de Curitiba a visitantes

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/03/2024 15h55, última modificação 04/03/2024 16h04
Comissão de Urbanismo falou da revisão do Plano Diretor de Curitiba, em 2015, com vereador e servidores de municípios catarinenses.
Comissão de Urbanismo apresenta Plano Diretor de Curitiba a visitantes

Reunião extraordinária da Comissão de Urbanismo da Câmara de Curitiba foi na última sexta-feira (1º). (Foto: Mauricio Geronasso/CMC)

A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve uma agenda extraordinária, na manhã desta sexta-feira (1º). O colegiado apresentou o Plano Diretor da capital paranaense a visitantes de municípios catarinenses de São José, na Grande Florianópolis, e de Balneário Camboriú.

Sabemos o quanto a cidade de Curitiba é inovadora na questão urbanística e foi isso que nos levou a vir aqui, para conhecer a expediência de vocês”, disse o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de São José, vereador Alexandre Cidade (MDB). Ele contou que a revisão do Plano Diretor está em discussão naquela Casa Legislativa e “nós gostaríamos de saber como foi construído aqui”, em 2015.

“Sou presidente da CCJ lá em São José, Santa Catarina, e agora chegou esse novo Plano Diretor pra ser analisado e votado. O nosso Plano diretor é de 1988, então é algo arcaico, que não acompanhou o desenvolvimento, o crescimento de São José, uma cidade de 300 mil habitantes”, continuou Alexandre Cidade. “O que nós estamos agora tentando planejar é o crescimento dela para 2040, 2050, de forma ordenada”, afirmou.

Na última quinta-feira (29), o grupo participou de reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Presidente da Comissão de Urbanismo da CMC, Mauro Bobato (Pode) destacou que a revisão do Plano Diretor de Curitiba, a lei municipal 14.771/2015, foi amplamente debatida com a população. “A sociedade civil participou intensamente por intermédio de associações, do sindicato da construção civil; as imobiliárias e as associações de moradores também participaram”, relatou.

Vice-presidente de Urbanismo, Rodrigo Reis (União) falou da história dos Planos Diretores de Curitiba, em especial sobre as inovações implementadas no começo da década de 1970, na gestão de Jaime Lerner. “Tenham coragem para fazer esse desenvolvimento da cidade de São José. Vai ter crítica, vai, mas lá no futuro as pessoas vão lembrar de vocês”, aconselhou.

“Eu sou jornalista já há quase 40 anos e praticamente 90% da minha vida profissional foi na área de comunicação. E como jornalista, como repórter, circulando pela cidade, eu acompanhei, dos anos 1980 até hoje, uma transformação em Curitiba”, declarou Herivelto Oliveira (Cidadania), na saudação aos convidados. O vereador chamou a atenção, em especial, para o desenvolvimento dos bairros da região Sul da cidade, hoje “densamente povoada”.

Também surgiram, no debate entre a Comissão de Urbanismo da CMC e os visitantes, temas como a criação das vias conectoras, o potencial construtivo, o sistema de transporte coletivo e parâmetros de zoneamento. Além do presidente da CCJ de São José, a Comissão de Urbanismo recebeu o assessor jurídico Romeu Cesar Moreira Junior, da CMSJ, e um dos coordenadores da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SC), Romeu Cesar Moreira.