Comissão de Educação será presidida por Marcos Vieira em 2023

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 08/03/2023 16h32, última modificação 08/03/2023 16h32
O colegiado foi o último, dos 10 permanentes, a ser instalado na CMC.
Comissão de Educação será presidida por Marcos Vieira em 2023

Marcos Vieira é eleito presidente da Comissão de Educação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com a participação de quatro de seus cinco membros, a Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) escolheu Marcos Vieira (PDT) como seu presidente em 2023. O colegiado foi o último, dos 10 permanentes, a ser instalado. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (8), com transmissão ao vivo pelas redes sociais, direto da Sala das Comissões do Legislativo.

Esta é a primeira vez que o vereador irá presidir a comissão. Marcos Vieira terá ao seu lado Professora Josete (PT) na vice-presidência. Ambos são novos integrantes do colegiado de Educação juntamente com Sidnei Toaldo (Patriota). A renovação para este ano ficou na casa dos 60%, já que Amália Tortato (Novo) e Nori Seto (PP), membros em 2022, permaneceram com as vagas.

A função desta comissão é votar matérias e propor debates atinentes à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, práticas esportivas e de lazer, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos.

O regulamento interno d
o colegiado será votado na próxima reunião. A Comissão de Educação terá agendas quinzenais, às segundas-feiras, às 14h. Até o ano passado, o nome da comissão não trazia os temas Esporte e Lazer. A inclusão do termo foi realizada na reforma do Regimento Interno (RI) da Casa, aprovada em dezembro do ano passado.

CMC tem dez comissões permanentes
A CMC possui dez comissões permanentes e, conforme o Regimento Interno, cada vereador deve participar de ao menos um desses colegiados. As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária e o interesse dos parlamentares, que depois de selecionados votam entre si para escolherem, entre os membros da comissão, o presidente e vice do colegiado. A participação das comissões é uma obrigação dos parlamentares, à exceção do presidente da CMC e da primeira-secretária da Mesa Diretora, que podem, ou não, ingressar nos colegiados.