Comissão de Acessibilidade segue com Pier na presidência

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 02/03/2023 14h20, última modificação 03/03/2023 07h08
O colegiado conta com cinco membros, sendo três deles integrantes novos em 2023.
Comissão de Acessibilidade segue com Pier na presidência

Pelo terceiro ano consecutivo, Pier Petruzziello vai conduzir a Comissão de Acessibilidade. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com a participação de três de seus cinco membros, a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em reunião de instalação nesta quarta-feira (1º), decidiu manter Pier Petruzziello (PP) como presidente do colegiado. A reunião de instalação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, direto da Sala das Comissões do Legislativo.

Esta é a terceira vez consecutiva que Pier vai presidir o colegiado nesta legislatura. Novo integrante, Marcos Vieira (PDT) será o vice-presidente. Também são membros Alexandre Leprevost (Solidariedade), Beto Moraes (PSD) e Toninho da Farmácia (União). A renovação para este ano ficou na casa dos 60%: Leprevost, Marcos Vieira e Toninho são os novos integrantes.

A função desta comissão é a de elaborar parecer sobre matérias relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência e à acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida às edificações, vias e espaços públicos, transporte, mobiliário, equipamentos urbanos e sistemas e meios de comunicação. Vamos fazer uma política municipal ligada à pessoa com deficiência. Só no estado de São Paulo existem diretrizes [voltadas à este público]”, disse Pier Petruzziello.

O regulamento interno da comissão será votado na próxima reunião. A Comissão de Acessibilidade terá agendas quinzenais, às segundas-feiras, logo após
a sessão plenária.

CMC tem dez comissões permanentes
A CMC possui dez comissões permanentes e, conforme o Regimento Interno, cada vereador deve participar de ao menos um desses colegiados. As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária e o interesse dos parlamentares, que depois de selecionados votam entre si para escolherem, entre os membros da comissão, o presidente e vice do colegiado. A participação das comissões é uma obrigação dos parlamentares, à exceção do presidente da CMC e da primeira-secretária da Mesa Diretora, que podem, ou não, ingressar nos colegiados.