Começam sessões plenárias do segundo semestre

por Assessoria Comunicação publicado 31/07/2012 18h10, última modificação 02/09/2021 11h39
A Câmara Municipal de Curitiba retoma as sessões plenárias nesta quarta-feira (1°), às 9h, no auditório do Anexo II. O último período desta legislatura, iniciada em 2009, deve ter sessões até 20 de dezembro, conforme determina a nova Lei Orgânica do Município (LOM), promulgada no final de 2011, após revisão dos vereadores.
As sessões plenárias ordinárias são realizadas às segundas, terças e quartas-feiras, com horário regimental das 9h às 12h. O semestre terá eleições para prefeito e vereador, em 7 de outubro. Os parlamentares que buscam novo mandato continuam a legislar e, segundo a Mesa Executiva, os procedimentos da Casa não sofrem alteração. A assiduidade pode ser acompanhada pelo site da Câmara, onde a lista de presença é publicada semanalmente. Em caso de ausência não justificada, é descontado, por sessão, 1/30 avos do subsídio mensal.
O controle da frequência dos vereadores foi regulamentado por meio de projeto de resolução que alterou o Regimento Interno, mas já era determinado pela nova LOM. Pelo texto aprovado, consideram-se motivos válidos para a justificativa da ausência: doença, luto, gala, desempenho de missões oficiais da Câmara ou do município, atividades inerentes ao exercício do mandato e outros, mediante requerimento deferido pela Mesa Executiva, apresentado até duas sessões após o retorno do parlamentar.
Ações
No final do primeiro semestre, balanço destacou as medidas da Casa para adequação do Legislativo municipal à Lei de Acesso à Informação. Até o fim de junho, já haviam sido respondidos 30 pedidos protocolados por meio do Serviço de Informação ao Cidadão. O prazo para a apresentação de resposta às dúvidas protocoladas é de, em média, sete dias. Outra mudança foi quanto ao software de acompanhamento dos processos legislativos (SPL II), proporcionando o acesso irrestrito a todos os trâmites da instituição.
A Câmara apontou, dentre outros itens, a ampliação da interação com a população, o alto número de acessos ao site institucional, a preparação para as novas regras de prestação de contas, determinadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, que atingirão todos os órgãos públicos em 2013, além da conclusão do recadastramento dos servidores.